P o44 - Eficácia da escovação supervisionada no controle de placa
Resumen
A negligência na escovação causa um aumento da placa, um aumento no número de microrganismos e o progressivo desenvolvimento de gengivite. Com o retorno normal da higiene oral, a incidência de placa é reduzida, assim como a inflamação gengival. Devemos mostrar a importância da escovação já na primeira infância, de uma forma que as crianças entendam e criem o hábito de uma higiene oral diária, utilizar dos meios de motivação. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre a eficácia da escovação supervisionada. A escovação para ser eficaz e bem sucedida, deve ser orientada e supervisionada, tanto pelos pais como por profissionais. O objetivo da Odontologia atual, dentro da filosofia de promoção de saúde, é a prevenção dessas doenças. A orientação de higiene bucal e de forma específica, uma aula demonstrativa não surtiu resultados favoráveis. A motivação dos pacientes, por meio do recebimento de escova dental, aula demonstrativa e realização de escovação supervisionada semanal, foi suficiente para reduzir o índice. Devemos mostrar a importância de escovação já na primeira infância, e sempre influenciar a criança a higiene oral, desde os pais até o profissional da saúde bucal. A motivação dada pela evidenciação da placa nos alunos e a entrega de escovas foi significante, pois mostra ao aluno a necessidade da escovação e é algo que a criança pode ver, sendo mais fácil o aprendizado. Conclui-se que tendo uma boa orientação de saúde bucal com palestras, filmes educativos, brindes motivacionais e o uso de evidenciadores de placas, a higienização e o índice de placa bacteriana são reduzidos quase que 100%.Descritores: Escovação Dentária; Índice de Placa Dentária; Biofilmes.
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Publicado
2018-01-17
Cómo citar
Gonçalves, G., Tavares, M. F., Cruz, M. C. C. da, Fernandes, K. G. C., & Sakashita, M. S. (2018). P o44 - Eficácia da escovação supervisionada no controle de placa. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2859
Número
Sección
Ciências Básicas