Direitos humanos: representação social dos calouros de Odontologia da FOA - UNESP 2018

Autores/as

  • Inoue BKN, Wajima CS, Ikejiri LTAA, Perez LI, Brito VGB, Galhego-Garcia W

Resumen

A representação social é um conhecimento socialmente elaborado e partilhado, com a finalidade prática de construir uma realidade comum a um conjunto social. Com o objetivo de produzir material próprio e autoconhecimento, 96 calouros da FOA/UNESP 2018, sendo 70 mulheres e 26 homens, quando confrontados com a categoria "DIREITOS HUMANOS" evocaram 35 categorias assim distribuídas: Homens - Constituição (13), Desigualdade (13), Humanização (13), Igualdade (11), Direito (10), Necessidade (10), Lei (8), Países (8), Policial (8), Descumprimento (6), Respeito (6), Justiça (5), Guerra (4), Bandido (3), Equívoco (3), Liberdade (3). Mulheres - Democracia (39), Igualdade (34), Sociedade (31), Necessidade (28), Direito (27), Constituição (26), Respeito (22), Desigualdade (20), Justiça (16), História (16), Policial (15), Importante (13), Desrespeito (12), Governo (12), Liberdade (10), Dever (10), Educação (7), Pessoas (7), ONU (6). A análise utilizando a teoria de Moscovici revela que na representação social de "DIREITOS HUMANOS" para os homens prevalecem a constituição e a desigualdade. Já para as mulheres, democracia e a igualdade estão entre os principais. A visão dos calouros da FOA/UNESP 2018 é coerente com a realidade: os direitos humanos no Brasil são garantidos na Constituição Federal de 1988, sendo estabelecido no artigo 5° o direito à vida, privacidade, igualdade e liberdade, sendo estes direitos as categorias mais evocadas pela sociedade.

Descritores: Democracia; Constituição; Igualdade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-02-05

Cómo citar

Perez LI, Brito VGB, Galhego-Garcia W, I. B. W. C. I. L. (2019). Direitos humanos: representação social dos calouros de Odontologia da FOA - UNESP 2018. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4273

Número

Sección

Ciências Básicas