Ensino Médio: representação social dos calouros de Odontologia da FOA - UNESP 2018

Autores/as

  • Schiavetti GR, Correa GG, Sampaio GN, Tsosura TVS, Fernandes F, Galhego-Garcia W

Resumen

A representação social é um conhecimento socialmente elaborado e partilhado, com a finalidade prática de construir uma realidade comum a um conjunto social. Com o objetivo de produzir material próprio e autoconhecimento, 93 calouros da FOA/UNESP 2018, sendo 67 mulheres e 26 homens, quando confrontados com a categoria "Ensino Médio" evocaram 14 categorias assim distribuídas: amigos (83), que é categoria principal apoiada nas seguintes categorias: adolescência (26), base (42), escola (43), faculdade (12), família (11), festas (17), passado (33), péssimo (38), professores (20), responsabilidade (67), vestibular (17), inocência (6), saudade (14). A análise utilizando a teoria de Moscovici revela que o Ensino Médio, além dos estudos, é baseado nos laços de amizade e na interação social. Enquanto a pesquisa realizada com os calouros da Faculdade de Odontologia de Araçatuba remete, em sua maioria, as boas experiências vividas no Ensino Médio, documentários e artigos demonstram um ensino precário, divergente da realidade vivida e mostrada pelos universitários da FOA. Essa precariedade é retratada na literatura, a qual promove uma reflexão sobre a desigualdade social no país. Temas como a escola "chata", "má formação dos docentes para lidar com os jovens" e "dificuldade de replicar boas experiências educacionais" se relacionam com os conflitos éticos da sociedade. Assim, racismo, machismo, gravidez precoce, a pobreza e a violência, por exemplo, surgem como causas e consequências do fracasso escolar e social do Brasil.

Descritores: Ensino Fundamental e Médio; Amigos; Iniquidade Social.

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Publicado

2019-02-05

Cómo citar

Sampaio GN, Tsosura TVS, Fernandes F, Galhego-Garcia W, S. G. C. G. (2019). Ensino Médio: representação social dos calouros de Odontologia da FOA - UNESP 2018. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/4320

Número

Sección

Ciências Básicas