Avaliação da percepção dos alunos de graduação sobre a utilização de instrumentos manuais de NiTi

Autores/as

  • Alexandre Moreira Fernandes
  • Ana Cláudia Souza Sodré
  • Isadora Santana Moreira
  • Lara Duarte Moura

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v10i2.4871

Palabras clave:

Endodoncia, Preparación del Conducto Radicular, Educación

Resumen

As limas de ligas com NiTi vieram para modernizar e facilitar a vida dos estudantes ao realizarem tratamentos endodônticos, apresentando grandes vantagens em relação a qualidade do aprendizado dos mesmos. No entanto, muitas instituições não acompanham a evolução da endodontia, que como comprovada pode não ser a melhor opção. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa Humana, por meio da Plataforma Brasil. Esse trabalho foi realizado no Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte MG, com o objetivo de avaliar a percepção de 14 estudantes de odontologia, ao realizarem tratamentos endodônticos executados com instrumentos manuais de NiTi em comparação com os tradicionais de aço inoxidável, por meio de um questionário estruturado com sete perguntas observando os seguintes tópicos: percepções sobre o aprendizado, percepções sobre as características das técnicas, experiência na prática endodôntica e avaliação geral das técnicas pelos alunos. Os resultados mostraram que os estudantes percebem a experiência clínica como sendo o aspecto mais importante da sua educação odontológica, independente do seu ano na graduação. Dado que, a experiência é alcançada pela maior exposição aos pacientes, sendo adquirida por instrumentos que proporcionam maior agilidade, facilidade, simplicidade e entendimento dos tratamentos. Em síntese, as limas manuais de NiTi Pro Design- M (PDM) devem ser instituídas na graduação odontológica.

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Citas

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Publicado

2020-10-22

Cómo citar

Fernandes, A. M., Sodré, A. C. S. ., Moreira, I. S., & Moura, L. D. (2020). Avaliação da percepção dos alunos de graduação sobre a utilização de instrumentos manuais de NiTi. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 10(2), 260–266. https://doi.org/10.21270/archi.v10i2.4871

Número

Sección

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