O Papel do Profissional do Design no Aprimoramento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem em Linguagem Infantil

Autores

  • Líliam Maria Dib Marson Mestre em ciências, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, USP, Bauru - SP, Brasil
  • Camila de Castro Corrêa Docente da Universidade de Brasília e do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, Doutora em Bases Gerais da Cirurgia, Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, Botucatu/SP, Brasil
  • Maria Gabriela Cavalheiro Doutora em ciências da reabilitação, Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais, USP, Bauru - SP, Brasil
  • Aline Martins Mestre em ciências, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, USP, Bauru - SP, Brasil
  • Luciana Paula Maximino Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Odontologia de Bauru, USP, Bauru - SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v10i4.4919

Palavras-chave:

Educação à Distância, Telemedicina, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: adaptar e analisar o ambiente virtual de aprendizagem “Fonoaudiologia para Pediatras” sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil, realizando um re-design para melhorar a qualidade gráfica e a interação digital. Métodos: Participaram do estudo 115 profissionais das áreas do design gráfico, web design e publicidade. A avaliação do material foi realizada por meio de um questionário de caracterização e do instrumento WebMAC - Website Motivational Analysis Checklist for Evaluating Service-Based Commercial Web Sites. Resultados: Foram levantados os problemas de desing do ambiente virtual de aprendizagem e realizadas as alterações no re-desing quanto a identidade visual, conjunto visual, nome, endereço eletrônico e menu, mantendo o seu subnome e conteúdo na íntegra. A fim de melhorar a navegabilidade e acesso das informações, foi realizada a assinatura da plataforma Wordpress e para melhor memorização, o registro do domino foi alterado para “Fonopediatria”. O conteúdo foi classificado como “Curso Impressionante”, e o Website como Excelente. Conclusão: Desta forma, o ambiente virtual de aprendizagem foi disponibilizado em: http://www.fonopediatria.com.br, e o processo de avaliação por designers foi efetivo para conferir a qualidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem, considerando o ambiente excelente, com alta expectativa para o sucesso.

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Publicado

2021-04-07

Como Citar

Marson, L. M. D., Corrêa, C. de C., Cavalheiro, M. G., Martins, A., & Maximino, L. P. (2021). O Papel do Profissional do Design no Aprimoramento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem em Linguagem Infantil. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 10(4), 619–625. https://doi.org/10.21270/archi.v10i4.4919

Edição

Seção

Original Articles