Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais frente à avulsão dentária em Patos, Brasil

Autores

  • Fernanda Rocha Mendes Soares
  • Ocimar Lopes de Oliveira
  • Gymenna Maria Tenório Guênes
  • Luanna Abílio Diniz Melquíades de Medeiros
  • Ana Luiza Dias Leite de Andrade
  • Camila Helena Machado da Costa Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v9i3.4723

Resumo

Introdução: A avulsão dentária na infância é bastante frequente e o ambiente escolar é um local susceptível a sua ocorrência em virtude das crianças e pré-adolescentes estarem envolvidas em atividades esportivas. Objetivo: A presente pesquisa teve como propósito avaliar o nível de conhecimento dos educadores do ensino fundamental das escolas municipais de Patos, Paraíba, diante avulsões dentárias no ambiente escolar. Material e Método: Este estudo foi do tipo transversal, observacional, adotando como estratégia de coleta de dados o questionário. Onze escolas municipais de ensino fundamental de Patos foram selecionadas para a nossa pesquisa, assim, a amostra foi composta por 91 professores. O questionário era composto por 15 perguntas, sendo dividido em três partes (caracterização da amostra, experiências prévias e perguntas específicas sobre a avulsão dentária). Resultados: A maioria dos professores é do gênero feminino (87,7%), com idade entre 20 e 60 anos. Não estão orientados, nem tiveram qualquer tipo de treinamento durante sua formação sobre a avulsão dentária (92%), nem se consideram preparados para socorrer um aluno (93,41%). No caso de uma avulsão, 68,13% armazenariam o elemento dentário, enquanto 4,39 reposicionaria o dente no seu lugar. Conclusão: Os resultados encontrados nesse estudo demonstram o pouco conhecimento relacionado a procedimentos de urgência a serem realizados em casos de avulsão dentária. Isso indica a grande necessidade de incorporar essa disciplina ao currículo desses profissionais, treinamentos do manejo inicial adequado, além de realizar campanhas educativas em saúde nas escolas, para assim a realidade do prognóstico se tornar positiva.

Descritores: Avulsão Dentária; Conhecimento; Educação Infantil; Professores Escolares.

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

Soares, F. R. M., Oliveira, O. L. de, Guênes, G. M. T., Medeiros, L. A. D. M. de, Andrade, A. L. D. L. de, & Figueiredo, C. H. M. da C. (2020). Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais frente à avulsão dentária em Patos, Brasil. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 9(3). https://doi.org/10.21270/archi.v9i3.4723

Edição

Seção

Artigos Originais