Análise da oferta da Disciplina de Fitoterapia nos Cursos de Odontologia do nordeste brasileiro

Autores

  • Jessika Paiva Medeiros Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, 58708-110 Patos- PB, Brasil
  • Josilanny Araújo de Souza Alencar Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, 58708-110 Patos- PB, Brasil
  • André Higor dos Santos Tavares Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, 58708-110 Patos- PB, Brasil
  • Débora Laís de Sousa Castro Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, 58708-110 Patos- PB, Brasil
  • Olga Batista Cipriano Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, 58708-110 Patos- PB, Brasil
  • Elizandra Silva Penha Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, 58708-110 Patos- PB, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6264-5232
  • Abrahão Alves de Oliveira Filho Universidade Federal de Campina Grande- UFCG, 58708-110 Patos- PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v10i6.5032

Palavras-chave:

Educação, Fitoterapia, Odontologia

Resumo

Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia permite a formação de profissionais éticos, humanos, reflexivos e que possam compreender a realidade da localidade em que estão inseridos. Dessa forma, a implementação do componente curricular de Fitoterapia aplicada à Odontologia e afins se faz necessário, uma vez que muitos cirurgiões dentistas não aderem a essa terapêutica por não possuírem conhecimento suficiente. Objetivo: O presente trabalho verificou a presença da disciplina de Fitoterapia na matriz curricular dos cursos de Odontologia nas universidades da região Nordeste do Brasil. Material e Métodos: Trata – se de um estudo do tipo descritivo, segundo dados coletados no site eletrônico do Ministério da Educação (MEC). Esse permitiu a análise de todos os sites dos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior da região Nordeste do Brasil. O objeto de estudo compreendeu 157 universidades, entretanto após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve- se uma amostra de 69 universidades. Resultados: Do total de universidades que apresentaram matriz curricular completa em seus sítios eletrônicos, apenas 04 (5,80 %) disponibilizaram a Fitoterapia como disciplina, já as outras 65 (94,20 %) não ofertaram o componente curricular em questão. Conclusão: Por intermédio dos resultados obtidos, foram encontrados um número escasso de universidades tanto públicas como privadas que oferecem a disciplina de fitoterapia no Nordeste.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Medeiros, J. P., Alencar, J. A. de S., Tavares, A. H. dos S., Castro, D. L. de S., Cipriano, O. B., Penha, E. S., & Oliveira Filho, A. A. de. (2021). Análise da oferta da Disciplina de Fitoterapia nos Cursos de Odontologia do nordeste brasileiro. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 10(6), 960–964. https://doi.org/10.21270/archi.v10i6.5032

Edição

Seção

Original Articles