Estratégias de Educação em Saúde para Aumentar a Adesão das Mulheres ao Exame de Papanicolau

Autores

  • Rafael de Lima Santos Graduando em Medicina, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, 13870-377 São João da Boa Vista- SP, Brasil, Biomédico, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, 13990-000 Espírito Santo do Pinhal - SP, Brasil, Pós-Graduado em Biomedicina Estética pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo - FACIS 04110-001 São Paulo – SP, Brasil, Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Laboratório de Farmacologia Clínica e Experimental, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL – MG) 37130-001 Alfenas – MG, Brasil https://orcid.org/0009-0000-1725-9746
  • Gabriella Marques Fernandes Borges Graduanda em Medicina, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, 13870-377 São João da Boa Vista- SP, Brasil https://orcid.org/0009-0006-4880-6048
  • Gustavo Ferreira de Faria Graduando em Medicina, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, 13870-377 São João da Boa Vista- SP, Brasil https://orcid.org/0009-0009-1061-1298
  • Giovanna Vallim Jorgetto Doutora em Ciências UNIFESP Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP 04024 -002 São Paulo – SP, Brasil, Docente, Curso de Medicina, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), 13870-377 São João da Boa Vista- SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3758-5201
  • Claudia Camargo de Carvalho Vormittag Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, 01224-001, São Paulo- SP, Brasil, Mestre em Ensino em Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einsten, 05653-120, São Paulo- SP, Brasil, Docente, Curso de Medicina, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), 13870-377 São João da Boa Vista- SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6472-605X
  • Danyelle Cristine Marini Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, 13400-390, Piracicaba- SP, Brasil, Docente, Curso de Medicina, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE),13870-377 São João da Boa Vista- SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0700-7603

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v13i9.6448

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Teste de Papanicolau, Neoplasia Intraepitelial Cervical , Cooperação e Adesão ao Tratamento , Intervenção Médica Precoce

Resumo

O câncer do colo do útero é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, com altas taxas de incidência previstas para os próximos anos. Este estudo visa avaliar a eficácia das estratégias de educação em saúde na promoção da adesão ao exame de Papanicolau, essencial para a detecção precoce de lesões precursoras do câncer cervical. A revisão integrativa da literatura foi realizada seguindo as diretrizes PRISMA, com uma análise detalhada de artigos que abordam intervenções educativas em saúde pública. Os resultados indicam que as campanhas educativas, especialmente em ambientes comunitários, são eficazes em aumentar a adesão ao exame, contribuindo significativamente para a redução da incidência e mortalidade do câncer cervical. A análise destacou a importância de políticas públicas eficazes e da educação contínua das mulheres sobre a importância do exame, além de identificar barreiras como o acesso limitado aos serviços de saúde e a falta de conhecimento, que precisam ser superadas para melhorar os índices de rastreamento. Este estudo reforça a necessidade de esforços contínuos na promoção de estratégias educacionais como ferramenta crucial na prevenção do câncer cervical.

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

Santos, R. de L., Borges, G. M. F., Faria, G. F. de, Jorgetto, G. V., Vormittag, C. C. de C., & Marini, D. C. (2024). Estratégias de Educação em Saúde para Aumentar a Adesão das Mulheres ao Exame de Papanicolau. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 13(9), 2889–2896. https://doi.org/10.21270/archi.v13i9.6448

Edição

Seção

Original Articles