A escola como espaço de prevenção e promoção de saúde:integrando escolas com as unidades de saúde da família

DM Paro, VC Detomini

Resumo


Atualmente no Brasil, muito se tem falado a respeito da oferta de ações que atuem na prevenção e promoção de saúde nas escolas, ambiente que surge como espaço facilitador para desenvolvimento de programas de educação para a saúde. O programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), implementado em 2003, por iniciativa intersetorial dos Ministérios da Educação e da Saúde, com apoio das agências das Nações Unidas UNESCO, UNICEF e UNFPA, integra os campos da saúde e da educação, promovendo autonomia aos sujeitos participantes, possibilitando a transformação do quadro de vulnerabilidade social, e aumentando os cuidados com saúde física e mental. Este trabalho trata-se de um relato de experiência no período de fevereiro a agosto de 2013 frente ao SPE nas escolas estaduais do município de Chapadão do Sul/MS, tendo como método de trabalho oficinas participativas mensais, para estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental. As ações são multi e interdisciplinares, contando com profissionais de diferentes áreas da saúde, atuantes nas Unidades de Saúde da Família, integrando saúde-educação a partir das temáticas: raça e etnia, diversidade sexual, gênero, HIV/AIDS, e álcool e outras drogas. O projeto permanece em execução visto que ainda não foi possível contemplar todas as escolas até o presente momento. Observa-se que tem havido boa aderência pelos professores e alunos, o que consiste em aprendizado mútuo, (re)construindo novas ações de saúde e educação a partir da realidade vivenciada por essas crianças/adolescentes, melhorando a assistência prestada à comunidade local e transformando a realidade em direção a integralidade.

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