Acadêmicos de medicina e UBS Vila Guacuri

TC Rodrigues, PBM Fontes, MEG Manso, MU Nawa, TS Albuquerque

Resumo


INTRODUÇÃO: A disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade tem proporcionado o acesso à rotina de uma UBS, que conta com a Estratégia Saúde da Família (ESF); além do conhecimento da rede de atenção à saúde local, garantindo a oportunidade de vivenciar os princípios do SUS. OBJETIVO: Expor as atividades realizadas por um grupo de alunos do primeiro semestre do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo durante seu estágio na UBS Vila Guacuri, município de São Paulo. MATERIAL E MÉTODO: O grupo de alunos teve contato com a prática da territorialização e com o perfil epidemiológico da população assistida através d e visitas domiciliares acompanhando os ACS. Também participou da rotina interna da unidade, conhecendo a dinâmica da UBS. Posteriormente, o estágio estendeu-se aos demais níveis de atenção à saúde. Associada a estas constantes atividades práticas, melhor consolidação dos conhecimentos adquiridos foi obtida por meio de discussões em grupo dos casos analisados em campo de estágio, bem como aulas expositivas e debates com professores e preceptores. RESULTADOS: O grupo pode vivenciar a realidade epidemiológica local e compreender as adaptações da rede frente às demandas da comunidade, analisando os benefícios e limitações do SUS. CONCLUSÃO:O contato precoce com o serviço de saúde possibilita experiência enriquecedora resultando em um aprendizado mais humanizado e adequado às necessidades da população.

DESCRITORES: Graduação Médica na APS; Educação Médica; Integração Academia Serviço Comunidade.


Texto completo:

PDF

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos HumanizaSUS, Política Nacional de Humanização. 1ª ed. Brasília, Distrito Federal: Ministério da Saúde. v. 2. 2010.

Campos MAF, Forster AC. Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica publica sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação. Rev bras educ med. 2008; 32: 83-9.

Duncan BB. et al. Medicina Ambulatorial: Condutas de atenção primaria baseada em evidências. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Segre M.; Ferraz FC. O conceito de saúde. Rev. Saúde Pública 1997;31: 538-42.




DOI: http://dx.doi.org/10.21270/archi.v2i4-Supp.3.278

Indexação em Base de Dados (Catálogo de Revistas Científicas)
  • BBO - Bibliografia Brasileira de Odontologia
  • BVS – Biblioteca Virtual em Saúde
  • BIREME - Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde
  • LATINDEX - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe
  • SEER - Diretório de Revistas Brasileiras em SEER
  • DIADORIM - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras
  • PKP - Public Knowledge Project
  • SCHOLAR GOOGLE