O-114 Humanização no atendimento odontológico: autopercepção de cirurgiões-dentistas
Resumo
Objetivos ou Proposição: O atendimento odontológico inclui a percepção de dentista em relação ao atendimento humanizado do paciente como uma abordagem na prática de cuidados de saúde. Avaliou-se as percepções de cirurgiões-dentistas do estado de São Paulo em relação aos domínios de acolhimento do paciente, vinculo e qualidade de atendimento odontológico. Métodos: Questionário de 27 itens, desenvolvido pela Disciplina de Humanidade e Saúde da Faculdade de Odontologia de Araçatuba/UNESP com base na literatura publicada foi aplicado com base em três domínios: 1) acolhimento do paciente; 2) vínculo e 3) a qualidade do atendimento. Este estudo foi realizado em Araçatuba(SP), Brasil com amostra de 95 cirurgiões-dentistas com ao menos 2 anos de registro. Resultados: Os resultados mostraram que a percepção do profissional sobre ações de acolhimento e de vínculo foram positivas. Entretanto, aspectos desfavoráveis foram observados em 20,0 % na qualidade do atendimento, 21,0% no domínio de acolhimento do paciente e 21,0 % no domínio de vinculo com o paciente. Conclusões: Conclui-se que: a) ações de acolhimento e vinculo com o paciente desempenham papel fundamental para as boas práticas de saúde, tanto curativas quanto preventivas para cerca de 1/4 dos profissionais entrevistados b) 2/3 dos profissionais apresentaram pouca evidência de que estão cientes da importância da humanização no atendimento para garantir a qualidade dos cuidados prestados.Downloads
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Publicado
2015-12-23
Como Citar
Valente, A., Guerra, C., Fajardo, R., Santos, J., & Alves Rezende, M. (2015). O-114 Humanização no atendimento odontológico: autopercepção de cirurgiões-dentistas. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4(1). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1052
Edição
Seção
Clínica Odontológica