P-o43 Educadores do ensino infantil: reconhecimento e atuação frente aos casos de violência

Autores

  • ALMA Donine
  • GP Teruel
  • PC Araújo
  • TAS Rovida
  • AJI Garbin
  • CAS Garbin

Resumo

Objetivos ou Proposição: Desta forma, este estudo transversal objetivou verificar o conhecimento de professores de escolas municipais de ensino básico do município de Araçatuba / SP sobre violência intrafamiliar contra crianças. Métodos: Estudo transversal, amostra foi constituída por 50 professores, sendo que todos eram do sexo feminino. Resultados: A maioria dos participantes definiram violência contra criança como violência física/psicológica (44%) e 26%, como qualquer tipo de lesão física, psicológica, sexual ou negligência. Ao serem questionados quanto ao preparo para identificar abusos, 68% da amostra mencionou que obteve informações a respeito da violência contra criança durante sua formação acadêmica, todavia 66% afirmaram que não eram capazes de identificar abusos nas crianças violentadas, sendo que 4% disseram não estarem prontos para encaminhar este tipo de problema. 82% afirmaram reconhecer os sinais e sintomas da violência, mas 18% não se sentem responsável pela notificação, e 8% ainda disseram ter medo de comunicar aos órgãos competentes. Conclusões: Desta forma, observa-se que o conhecimento e o comportamento dos professores de ensino infantil sobre violência contra criança é bastante deficitário. Sugere-se ainda, medidas que possibilitem maior acesso à informação destes profissionais, aprimorando suas capacidades de identificação e encaminhamento dos abusos.

Agradecimentos/Apoio Financeiro: CNPq

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Publicado

2015-12-23

Como Citar

Donine, A., Teruel, G., Araújo, P., Rovida, T., Garbin, A., & Garbin, C. (2015). P-o43 Educadores do ensino infantil: reconhecimento e atuação frente aos casos de violência. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4(1). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1186