O idoso e os desafios da responsabilidade social, sustentabilidade e meio ambiente: o papel da universidade

Autores

  • YMT Arikawa Valente ADB, Salzedas LM, Alves Rezende MCR
  • RS Piato
  • RS Fajardo
  • LM Pescinini-Salzedas
  • MIR Alves Rezende
  • GEG Coclete
  • ADB Valente
  • LMP Salzedas
  • MCR Alves Rezende

Resumo

As experiências no passado, dos indivíduos que na atualidade formam o grupo com 60 anos ou mais, também contribuíram para a preservação ou a deterioração do meio ambiente. Considera-se a Universidade um instrumento estratégico na Educação Ambiental na medida em que assegura a formação e o desenvolvimento de indivíduos voltados para o desenvolvimento humano e ambiental sustentáveis. O propósito deste trabalho foi avaliar a autopercepção de um grupo da terceira idade do Estado de São Paulo em relação à responsabilidade social, sustentabilidade e meio ambiente. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi coleta de dados por meio de questionário desenvolvido pela Disciplina de Humanidade e Saúde da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP. O universo e a amostra foram compostos pelos 20 idosos do Núcleo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social Professora Maria Daria Cardoso Ernesto de Tupi Paulista (SP). Os idosos investigados (n=20) apresentavam o seguinte perfil: idade entre 62 e 83 anos, 99% do gênero feminino, renda mensal de1 salário mínimo (60%), escolaridade fundamental incompleto (40%) e morando com o cônjuge (40%). Quando interrogados, embora informassem acreditar em sua totalidade (100%) que discutir e cuidar do meio ambiente é importante, 15% não se sentiam responsáveis pelo meio ambiente atual e 20% disseram não se sentir responsáveis pela situação futura do meio ambiente. 99% dos idosos interrogados informaram que as informações sobre o meio ambiente foram adquiridas pela televisão e 20% referiram participação em curso especial sobre educação ambiental. Os resultados obtidos apontam para a posição estratégica da Universidade, por meio de ações extensionistas, na construção da responsabilidade individual, meio social e ambiente.

Descritores: Idoso, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental.

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Publicado

2015-12-25

Como Citar

Arikawa, Y., Piato, R., Fajardo, R., Pescinini-Salzedas, L., Alves Rezende, M., Coclete, G., Valente, A., Salzedas, L., & Alves Rezende, M. (2015). O idoso e os desafios da responsabilidade social, sustentabilidade e meio ambiente: o papel da universidade. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1283