PgO - oo3 Satisfação com a vivência acadêmica entre concluintes de uma universidade pública brasileira
Resumo
Objetivou-se analisar a satisfação com a experiência acadêmica entre concluintes da grande área das Ciências Biológicas e da Saúde de uma universidade pública do sul do Brasil. Trata-se de um estudo transversal, tipo inquérito, quantitativo, desenvolvido junto a universitários concluintes (n=360). Os dados foram coletados, coletivamente em sala de aula, por meio do instrumento validado ‘Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica’, composto por 35 indicadores e três dimensões: 'satisfação com o curso', 'oportunidade de desenvolvimento' e 'satisfação com a instituição'.Foi aplicada estatística descritiva aos indicadores e testes de Turkey-Kramer e Kruskal-Wallis às dimensões. A dimensão 'satisfação com o curso' foi significativamente a melhor avaliada (p<0,001), enquanto a 'satisfação com a instituição' foi a que recebeu a pior avaliação. Em geral, a maioria dos acadêmicos mostrou-se satisfeita com a grande parte dos indicadores avaliados. Maior satisfação foi atribuída aos aspectos inerentes às relações interpessoais, em especial as vertentes envolvendo o relacionamento docente-discente e a capacitação de profissionais envolvidos na formação. De forma contrária, piores avaliações relacionaram-se a aspectos estruturais amplos, como segurança, conforto e suprimento de equipamentos. Conclui-se que os acadêmicos investigados apresentam-se satisfeitos em relação à instituição de ensino superior a qual pertencem; no entanto, devem ainda ser estabelecidas estratégias que visem qualificar o seu processo educacional, em especial, quanto aos indicadores relacionados à infraestrutura institucional.Descritores: Satisfação Pessoal; Estudantes de Ciências da Saúde; Instituições Acadêmicas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-04
Como Citar
Bordin, D., Saliba, N. A., Fadel, C. B., Souza, J. A. de, Garbin, A. J. I., & Garbin, C. A. S. (2016). PgO - oo3 Satisfação com a vivência acadêmica entre concluintes de uma universidade pública brasileira. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1351
Edição
Seção
Odontologia Preventiva e Social