PgO - oo4 Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal
Resumo
Objetivou-se analisar a qualidade do acolhimento no serviço de saúde bucal, considerando sua capacidade de resposta às necessidades do usuário. Fizeram parte do estudo transversal, quantitativo, usuários da rede pública odontológica no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) de 3 municípios de diferentes estados brasileiros (n=1312). A obtenção dos dados ocorreu através de entrevista no interior das unidades de saúde. As questões foram analisadas preliminarmente com análise bivariada. Posteriormente, as variáveis de acolhimento associadas a 'capacidade de resposta às necessidades do usuário', considerada variável desfecho, foram avaliadas através da regressão logística. Verificou-se que a avaliação negativa do atendimento das necessidades esteve estatisticamente associada ao: atendimento do cirurgião dentista e equipe (OR=6.3038); disponibilidade para dialogar sobre dúvidas, preocupações e problemas de saúde bucal (OR=2.8325); receptividade ao adentrar ao serviço odontológico na APS (OR=1.9781); horário de atendimento do cirurgião dentista na APS (OR=1.6582); facilidade em falar com o profissional da APS após término do tratamento (OR=1.4008); e recebimento de informações sobre condição de saúde bucal na APS (OR=1.251). As demais variáveis não permaneceram associadas de forma significativa após a regressão logística. Conclui-se que a qualidade do acolhimento dos serviços de saúde bucal investigados está significativamente relacionada ao atendimento, receptividade do cirurgião-dentista e equipe e aos processos de escuta e orientação.Descritores: Acolhimento; Avaliação de Serviços de Saúde; Saúde Bucal.
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Publicado
2016-08-04
Como Citar
Bordin, D., Fadel, C. B., Santos, C. B. dos, Saliba, N. A., Garbin, C. A. S., & Moimaz, S. A. S. (2016). PgO - oo4 Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucal. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1352
Edição
Seção
Odontologia Preventiva e Social