GradO - o4o Fraturas de próteses protocolo implantossuportadas. Revisão de literatura
Resumo
O objetivo desta revisão foi revisar a literatura dos últimos dez anos a fim de registrar as fraturas ocorridas em próteses protocolo implantossuportadas e seus respectivos tratamentos realizados, a fim de solucionar essa problemática. Foi realizada uma abrangente revisão da literatura, compreendendo o período de 2006 a 2016, nas bases de dados PubMed/Medline, Embase, Scopus e Cochrane Library com as seguintes combinações de unitermos: “full-arch implant-supported OR full-arch fixed prostheses OR complete-arch implant-supported OR implant-supported fixed prostheses AND fracture”. Estudos que não apresentaram fraturas em próteses protocolo foram excluídos. Um total de 17 estudos foram identificados para a síntese de dados. Foram avaliados 766 pacientes nesta revisão, onde 3.935 implantes foram instalados e 801 próteses protocolo fabricadas. A combinação de infraestrutura metálica com dentes em resina acrílica foi a modalidade de prótese mais encontrada neste estudo. A taxa de sobrevivência das próteses variou de 73,8% a 100% dentre os estudos incluídos. A fratura do dente acrílico foi a mais prevalente, seguida da fratura do dente cerâmico. Fraturas na infraestrutura metálica estiveram presentes em seis estudos. Nenhuma fratura em infraestrutura de zircônia foi encontrada. Diante desta revisão da literatura atual verificou-se que a presença de fraturas em próteses protocolo é evidente, independente do material utilizado. Foram encontradas diversas modalidades de fraturas e tratamentos a fim de solucioná-las.Descritores: Prótese Dentária; Próteses e Implantes; Falha de Prótese; Implantes Dentários.
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Publicado
2016-08-04
Como Citar
Borges, A. C. M., Bitencourt, S. B., Caxias, F. P. de, Pellizzer, E. P., Santos, D. M. dos, & Pesqueira, A. A. (2016). GradO - o4o Fraturas de próteses protocolo implantossuportadas. Revisão de literatura. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1443
Edição
Seção
Categoria Oral Pesquisa Graduação