PgP - o2o Educação em saúde empregando metodologia ativa de ensino-aprendizagem: relato de experiência

Autores

  • Suzely Adas Saliba Moimaz
  • Ketlin Lara Tosta Vanzo
  • Cléa Adas Saliba Moimaz
  • Nemre Adas Saliba

Resumo

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem mobilizam o estudante para o estudo contínuo, além de auxiliarem na identificação de suas necessidades particulares. Existem diversas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo neste trabalho foi relatar a experiência de educação em saúde com o emprego da aprendizagem baseada em equipes e descrever outras metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas PubMed, Medline, Scielo, LILACS e Cochrane Library com os descritores: Aprendizado ativo, Métodos de ensino, Aprendizagem baseada em problemas e Odontologia. O relato de experiência de educação em saúde envolveu alunos de pós-graduação e graduação. Realizaram-se atividades práticas semanais durante o ano de 2015 em quatro Escolas Municipais de Educação Básica. A prática de educação em saúde era realizada no campo e a discussão feita em grupo. A cada término da atividade os grupos se reuniam a fim de discutir os entraves, as soluções e as estratégias que seriam implementadas na semana seguinte. Na revisão de literatura foram selecionados 22 artigos sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. As principais metodologias encontradas na literatura foram ensino-aprendizagem envolvendo tecnologias, aprendizagem baseada em casos, aprendizagem baseada em equipes e aprendizagem baseada em problemas. A experiência de educação em saúde mostrou resultados altamente satisfatórios no aprendizado dos alunos da graduação e da pós-graduação. As metodologias de ensino-aprendizagem devem ser empregadas considerando o perfil dos estudantes, a realidade dos docentes, discentes e da própria Instituição, para serem aplicados de forma eficaz, seja como método complementar ao ensino tradicional ou como método inovador a fim de substituir o método tradicional.

Descritores: Aprendizagem; Educação Superior; Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-04

Como Citar

Moimaz, S. A. S., Vanzo, K. L. T., Moimaz, C. A. S., & Saliba, N. A. (2016). PgP - o2o Educação em saúde empregando metodologia ativa de ensino-aprendizagem: relato de experiência. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/1514