Prevalência de bullying em uma amostra representativa de adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v5i5.1701Resumo
Introdução: Bullying é considerado um subtipo de violência e caracteriza-se por ações negativas de parte de um ou mais estudantes em uma relação desigual de poder. Objetivo: verificar a prevalência do Bullying em uma amostra representativa de adolescentes brasileiros. Metodologia: Estudo epidemiológico transversal de base escolar. Participaram da pesquisa, adolescentes de 11 a 16 anos, matriculados na rede pública de ensino, de um município de médio porte do noroeste paulista. A prática de bullying foi avaliada utilizando o questionário Kidscape. A direção da escola intermediou a autorização dos pais/responsáveis para que estes assinassem o termo de consentimento livre e esclarecido, permitindo assim a participação de seus filhos na pesquisa. Os dados foram analisados por meio de análise estatística descritiva e os resultados foram expressos em valores absolutos e relativos. Resultados: no total, 815 adolescentes foram avaliados. A maioria pertencia ao sexo feminino (59,9%) e tinha a cor da pele parda (47,2%). Quase metade (48,22%) dos adolescentes participantes da pesquisa relatou já ter sido vítima de bullying. A forma mais prevalente de intimidação sofrida foi a verbal (46,56%) e os episódios ocorreram principalmente dentro da sala de aula (45,55%). A maioria dos agressores eram meninos (65,14%). Grande parte dos estudantes (65,2%) relatou ter sido vítima de bullying mais de uma vez e nunca atuaram como intimidadores (67,7%). Entre os participantes, 46,56% acreditam que a culpa pelos episódios de bullying seja do próprio agressor. Conclusão: houve uma alta taxa de prevalência de adolescentes vítimas de bullyingna população estudada.Descritores: Bullying; Adolescente; Violência.
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