Satisfação dos usuários segundo variáveis de organização dos serviços públicos odontológicos
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v6i1.1776Resumo
É notória a complexidade do sistema de saúde, sendo o principal nó critico a organização do processo de trabalho do serviço de saúde. Neste sentido, objetivou-se avaliar neste estudo a percepção dos usuários sobre a organização do serviço público odontológico. Trata-se de um estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo, desenvolvido junto a 1312 usuários do serviço publico odontológicos da Atenção Primária a Saúde de três cidades brasileiras. Foram realizadas associações entre a satisfação e as variáveis de organização dos serviços através do teste qui-quadrado. Os resultados indicaram diferença significativa entre a satisfação e a maioria das variáveis investigadas. Usuários que residem mais próximos às unidades de saúde tendem a estar significativamente mais satisfeitos em detrimento aos residentes mais distantes (p<0.0001). O mesmo foi verificado em relação à: comodidade com o horário de atendimento (p<0.0001), tempo de espera para agendamento (p<0.0001), tempo aguardado na unidade de saúde para o atendimento (p<0.0001), conseguir agendar (p<0.0001) e tempo para agendamento da consulta na atenção secundária (p<0.0001). Ainda, usuários que receberam atendimento com hora marcada apresentaram satisfação significativamente maior (p<0.0007) do que os foram atendidos por demanda espontânea. Além disso, foi verificada, diferença significativa (p<0.0001) entre a satisfação de usuários que consideraram resolutivo o serviço de saúde bucal dos que desconsideraram. Conclui-se que a satisfação em relação a distintos aspectos avaliados da organização dos serviços públicos de saúde bucal foi significativamente maior para os aspectos considerados positivos do serviço, em detrimento aos inversos, negativos.Descritores: Avaliação dos Serviços; Atenção Primária à Saúde; Saúde Bucal.
Downloads
Referências
Reis EJFB, Santos FP, Campos FE, Acúrcio FA, Leite MTT, Leite MLC, et al. Avaliação da qualidade dos serviços de saúde: notas bibliográficas. Cad Saúde Pública. 1990; 6(1):50-61.
Moimaz SAS, Marques JAM, Saliba O, Garbin CAS, Zina LG, Saliba NA. Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde. Physis. 2010; 20(4):1419-40.
Pisco LA. A avaliação como instrumento de mudança. Ciên saúde coletiva. 2006;11(3):566-8.
Stein AT. A avaliação dos serviços de saúde deve ser realizada com instrumentos validados. Epidemiol Serv Saúde. 2013; 22(1):179-81.
Donabedian A. The quality of medical care. Science. 1978; 200(4344):856-64.
Milan GS, Trez G. Pesquisa de satisfação: um modelo para planos de saúde. RAE-electrônica. 2005; 4(2):Art17.
Schwartz TD, Ferreira JTB, Maciel ELN, Lima RCD. Estratégia Saúde da Família: avaliando o acesso ao SUS a partir da percepção dos usuários da Unidade de Saúde de Resistência, na região de São Pedro, no município de Vitória (ES). Ciênc saúde coletiva. 2010; 15(4):2145-54.
Lima AMC. Avaliação e resolutividade do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde [tese]. Araçatuba: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho; 2015.
Ayach C, Moimaz SAS, Garbin CAS. Evaluation of the Degree of Satisfaction of Dental Service Users of Family Health Units. PBOCI. 2014; 14(4):313-24.
Bordin D, Fadel CB, Moimaz SAS, Garbin CAS, Saliba NA. Estudo comparativo da satisfação de usuários e profissionais da saúde com o serviço público odontológico. Ciênc saúde coletiva. Artigo no prelo. 2015. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva. com.br/artigos/artigo_int.php?id_artigo=15343.
Brito TA, De Jesus CS, Fernandes MH. Fatores Associados à Satisfação dos Usuários em Serviços de Fisioterapia. Rev baiana saúde pública. 2012; 36(2):514-26.
Brasil. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde. Edição 2004-2005. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.
Brasil. Ministério da Saúde. Instrumento De Avaliação Externa Do Saúde Mais Perto De Você – Acesso E Qualidade Programa Nacional De Melhoria Do Acesso E Da Qualidade Da Atenção Básica (PMAQ). Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde. 110 p. 2012.
Faquinello P, Carreira L, Marcon S.S. A Unidade Básica de Saúde e sua Função na Rede de Apoio Social ao Hipertenso. Texto contexto – enferm. 2010;19(4):736-44.
Andrade KLC, Ferreira EF. Avaliação da inserção da odontologia no Programa Saúde da Família de Pompéu (MG): a satisfação do usuário. Ciênc saúde coletiva. 2006;11(1):123-30.
Kloetzel K, Bertoni AM, Irazoqui MC, Campos VPG, Santos RN. Controle de qualidade em atenção primária a saúde. A satisfação do usuário. Cad Saúde Pública. 1998;14(3):263-8.
Henriques TG, Lourenço O, Quintal C. Tempo de espera no acesso a consultas médicas: influência do gradiente socioeconômico [dissertação]. Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; 2012.
Berti A, Homechen C, Neppel FJ, Tschoeke J, Wosniak LK. Política da Saúde - Implantação do Agendamento de Consultas nas redes do Sistema Único de Saúde - SUS no Município de São Bento do Sul - SC. Cadernos Acadêmicos, 2014;6(1):231-2.
Machado NP, Nogueira LT. Avaliação da satisfação dos usuários de serviços de Fisioterapia. Rev Bras Fisioter. 2008;12(5):401-8.
Garbin CAS, Garbin AJI, Santos RR, Fagundes ACG, Marques JAM, Santos JG. Percepção do usuário em relação ao serviço odontológico público no Noroeste paulista. Rev adm saúde. 2011:13(51);117-23.
Ricci NA, Wanderley FS, Oliveira MS, Rebelatto JR. O hospital-escola de São Carlos: análise do funcionamento por meio da satisfação dos usuários. Ciênc saúde coletiva. 2011;16 (supl 1):1125-34.
Rosa RB, Pelegrini AHW, Lima MADS. Resolutividade da assistência e satisfação de usuários da Estratégia Saúde da Família. Rev Gaúcha Enferm 2011;32(2):345-51.
Chaves SCL, Cruz DN, Barros SG, Figueiredo AL. Avaliação da oferta e utilização de especialidades odontológicas em serviços públicos de atenção secundária na Bahia, Brasil. Cad Saúde Pública. 2011;27(1):143-54.
Brandão ALRBS, Giovanella L, Campos CEA. Avaliação da atenção básica pela perspectiva dos usuários: adaptação do instrumento EUROPEP para grandes centros urbanos brasileiros. Ciênc saude coletiva. 2013;18(1):103-14.