Medo e ansiedade dos estudantes de diferentes classes sociais ao tratamento odontológico

Autores

  • Ronald Jefferson Martins
  • Naiana de Melo Belila
  • Cléa Adas Saliba Garbin
  • Artênio José Ísper Garbin

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v6i1.1785

Resumo

Introdução: A expectativa de dor frente ao tratamento dentário se perpetuou durante séculos, gerando medo e ansiedade. Objetivo: O objetivo do trabalho foi verificar a associação do medo e ansiedade ao tratamento odontológico com a classe socioeconômica de adolescentes do ensino fundamental. Metodologia: Participaram desta pesquisa os adolescentes regularmente matriculados no ensino fundamental das escolas públicas de dois municípios do noroeste do Estado de São Paulo, Brasil. Aplicou-se o questionário “Instrumental de Avaliação Socioeconômica”, a fim de classificar as famílias quanto à classe socioeconômica e o “Dental FearSurvey (DFS)”, para verificar o medo e ansiedade frente ao tratamento odontológico. Resultados: Participaram 179 (43,3%) adolescentes, desses a maioria pertencia à classe Baixa Superior (61%). Houve relação significativa entre subgrupos da escala DFS e classes socioeconômicas. Conclusão: Existe associação entre o nível de medo e ansiedade ao tratamento odontológico e a classe socioeconômica dos estudantes.

Descritores: Medo; Ansiedade; Assistência Odontológica.

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Publicado

2017-01-23

Como Citar

Martins, R. J., Belila, N. de M., Garbin, C. A. S., & Garbin, A. J. Ísper. (2017). Medo e ansiedade dos estudantes de diferentes classes sociais ao tratamento odontológico. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6(1). https://doi.org/10.21270/archi.v6i1.1785

Edição

Seção

Artigos