O valor atribuído à saúde bucal: um estudo com acadêmicos iniciantes de quatro cursos de graduação
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v6i3.1828Resumo
A prática da educação em saúde permite promover no indivíduo alterações positiva frente aos hábitos de higiene bucal, estimulando-os a aprender e capacitando-os a tomar decisões adequadas quanto à sua saúde bucal. O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento em saúde bucal de estudantes universitários ao iniciar o curso superior. O estudo procedeu-se com alunos regularmente matriculados no segundo semestre 2015.2 de acordo com a listagem repassada pela coordenação de cada curso pertencente ao Campus de Patos-PB da Universidade Federal de Campina Grande/Paraíba (UFCG). Foram obtidos 128 formulários (n=128) referentes aos quatro cursos analisados. Os dados foram coletados e analisados por meio da estatística descritiva, utilizando software Statistical Package for the Social Sciences(SPSS) versão 22.0. A maioria dos estudantes permanece na instituição de forma integral (Odontologia 61,3%; Ciências Biológicas 79,5%; Medicina Veterinária 60,6% e Engenharia Florestal 60%) e a forma de higienização utilizada durante esse período foi à escovação, o número de acadêmicos que nunca participou de uma atividade de saúde bucal é considerável (Odontologia 51,7%; Ciências Biológicas 51,3%; Medicina Veterinária 60,6% e Engenharia Florestal 48%), e consideram sua saúde bucal boa (Odontologia 74,1%; Ciências Biológicas 69,2%; Medicina Veterinária 69,6% e Engenharia Florestal 60%). De acordo com as respostas obtidas, a amostra do referido estudo apresenta um conhecimento razoável sobre saúde bucal necessitando de medidas preventivas/interceptativas no âmbito da saúde bucal.Descritores: Educação em Saúde Bucal; Estudantes; Saúde Pública.
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