Avaliação do perfil sociodemográfico, clínico, laboratorial e terapêutico dos pacientes com artrite reumatoide em um ambulatório-escola de Teresina, Piauí

Autores

  • Márcio da Silva Pereira
  • Dayse Caroline Martírios Luz
  • Joelma Moreira de Noroes Ramos
  • Paulo Brandão Sakr Khouri
  • Ronaldo Ewerton Viana Neto
  • Cláudio Marcio Fiorenza de Souza
  • Isabella Mota Santa Rosa
  • Marcelo Augusto Mendes Silva
  • André de Gois Rocha

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v6i3.1978

Resumo

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória auto-imune de distribuição mundial, sendo 2 a 3 vezes mais freqüente nas mulheres que nos homens. De etiologia desconhecida, afeta as articulações sinoviais periféricas, de forma simétrica e progressiva, levando à dor, edema articular e rigidez matinal. Quando não tratada, evolui com limitações funcionais graves. O propósito deste trabalho é descrever o perfil sociodemográfico, clínico-laboratorial e terapêutico dos pacientes com artrite reumatoide acompanhados em um ambulatório-escola de reumatologia, em Teresina-PI. Para tanto, desenvolveu-se um estudo retrospectivo com corte transversal observacional e abordagem quantitativa, analisando-se prontuários de pacientes portadores de artrite reumatoide, conforme formulário previamente elaborado no ambulatório de reumatologia da Clínica Escola de uma Instituição de Ensino Superior em Teresina-PI, durante o período de 2010 a 2014. Do total de 60 prontuários selecionados, 90% eram do sexo feminino. Os pacientes apresentaram uma idade média de 46,3 anos. A maior parte dos pacientes apresentou tempo de duração dos sintomas superior a um ano (63%). As principais articulações acometidas foram mãos (21,8%) e punhos (16,1%). As provas de atividade inflamatória mostraram-se alteradas ao diagnóstico (VHS 76,7% e PCR 55%). O fator reumatoide foi positivo em 23,3% dos pacientes e, apenas 13,3% realizaram anti-CCP. No tratamento predominou a associação do metotrexato com anti-maláricos, AINES, analgésicos ou corticóides. Concluiu-se que o presente estudo proporcionou uma visão parcial do perfil epidemiológico de pacientes com artrite reumatoide no estado do Piauí, identificando pontos importantes em relação às características demográficas e clínicas, os tipos de tratamentos farmacológicos e a pequena utilização de marcadores de doença.

Descritores: Artrite Reumatoide; Fator Reumatoide; Terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Sato EI. Guia de medicina ambulatorial e hospitalar da UNIFESP/EPM Reumatologia. 2 ed. São Paulo: Editora Manole; 2010.

Gomes RKS, Pires FA, Nobre MRC, de Sá Marchi MF, Rickli JCK. Impacto da artrite reumatoide no sistema público de saúde em Santa Catarina, Brasil: análise descritiva e de tendência temporal de 1996 a 2009. Rev Bras Reumatol. 2016. DOI: 10.1016/j.rbr.2016.05.003

Moreira C, Pinheiro GRC, Marques Neto JF. Reumatologia essencial. 1.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009.

Mota LMH, Laurindo IMM, Santos Neto LL. Artrite reumatoide inicial: conceitos. Rev Assoc Med Bras 2010; 56(2): 227-9

Silva AF, Matos NA, Lima MAS, Lima EF, Gaspar AP, Braga JAF, et al. Valor Diagnóstico do Anticorpo Antipeptídeo Citrulinado Cíclico na Artrite Reumatóide. Rev Bras Reumatol. 2006; 46(3):174-80.

Prado ADD. Achados inflamatórios e dano estrutural vistos por ultrassonografia em pacientes com artrite reumatoide: correlação com dados clínicos, linfócitos T regulatórios e TH-17 e citocinas inflamatórias no sangue periférico [tese]. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2016.

Abreu MM, Kowalski SC, Ciconelli RM, Ferraz MB. Avaliação do perfil sociodemográfico, clínico-laboratorial e terapêutico dos pacientes com artrite reumatóide que participaram de projetos de pesquisa na Escola Paulista de Medicina, nos últimos 25 anos. Rev Bras Reumatol. 2006;46(2):103-9.

Mota LMH, Cruz B, Brenol C, Pereira I, Rezende-Fronza L, Bertolo M, et al. Consenso 2012 da Sociedade Brasileira de Reumatologia para o tratamento da artrite reumatoide. Rev Bras Reumatol. 2012; 52(2):152-74.

Goeldner I, Skare TL, Reason ITM, Utiyama SRR. Artrite reumatoide: uma visão atual. J Bras Patol Med Lab. 2011; 47(5):495-503.

Fauci A, Braunwald E, Kasper D. Harrison. Princípios de medicina interna. Vol. I. 17 ed. Distrito Federal: McGraw-Hill Interamericana; 2009.

Downloads

Publicado

2017-03-17

Como Citar

da Silva Pereira, M., Luz, D. C. M., Ramos, J. M. de N., Khouri, P. B. S., Viana Neto, R. E., Souza, C. M. F. de, Rosa, I. M. S., Silva, M. A. M., & Rocha, A. de G. (2017). Avaliação do perfil sociodemográfico, clínico, laboratorial e terapêutico dos pacientes com artrite reumatoide em um ambulatório-escola de Teresina, Piauí. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6(3). https://doi.org/10.21270/archi.v6i3.1978

Edição

Seção

Artigos