Anais do 1º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP

Autores

  • Eduardo Piza Pellizzer

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v5i0.2027

Resumo

As revisões sistemáticas surgiram no final da década de 1950, porém, somente no final da década de 1980 se consolidou na área da saúde.

Frequentemente nos deparamos com estudos contraditórios, com amostragem e metodologia diferentes, estudos de laboratórios, simulações e relato de casos, entre outros. Estes possuem rigor e qualidades diferentes, tornando-se difícil a interpretação isolada, com o objetivo de aplicabilidade clinica. Muitas vezes estes estudos podem ser tendenciosos, e refletem a opinião de um especialista ou um grupo de pesquisadores; que levando em consideração a pirâmide de evidencia científica (visto que são a base da pirâmide), não deve ser levado em consideração.

Portanto nos dias atuais, principalmente na área da saúde, o ensino nas universidades e as condutas clinicas adotadas pelos profissionais necessitam ser apoiadas em evidencias cientificas. Nesse sentido, destacamos a importância das revisões que se baseiam em métodos científicos rigorosos, conduzidas geralmente com estudos clínicos randomizados e que chegam a uma conclusão mais efetiva sobre o tema abordado.  E quando a maioria desses estudos apresentam dados homogêneos, podemos aplicar uma analise estatística e transforma-la em uma metanálise.

Com o objetivo de conscientizar e divulgar a importância desses estudos, criamos um Encontro Anual do Grupo de Revisão Sistemática e/ou Metanálise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, que ocorrera todos os anos no mês de dezembro, aberto a toda a comunidade odontológica.    


Prof.Titular Eduardo Piza Pellizzer

Coordenador do 1º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-03

Como Citar

Pellizzer, E. P. (2017). Anais do 1º Encontro de Revisão Sistemática e/ou Meta-Análise do Programa de Pós-Graduação em Odontologia FOA/UNESP. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. https://doi.org/10.21270/archi.v5i0.2027