Influência da fibrina rica em plaquetas e leucócitos na regeneração tecidual de defeitos intraósseos. Revisão sistemática e metanálise

Autores

  • BES Alves
  • CA Lemos
  • LP Faverani
  • JF Santiago-Júnior
  • EP Pellizzer

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática e metanálise avaliando o potencial regenerativo da fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF), seja isolado ou associado, em defeitos intraósseos decorrentes da doença periodontal, verificando alterações clínicas no nível clínicos de inserção. Foi realizado uma busca sistemática nas bases de dados Pubmed/MEDLINE e Scopus de acordo com os critérios estabelecidos pelo PRISMA. Foi realizada uma metanálise através de desfechos contínuos para o valor de nível clínico de inserção, comparando a diferença de média (DM) em milímetros, com intervalo de confiança de 95%. A busca identificou um total de 525 referencias, e foram selecionados 23 estudos após a aplicação dos critérios de inclusão. Um total de 890 pacientes e tratamento de 1193 sítios foram encontrados. Na comparação entre L-PRF e Raspagem em campo aberto (OFD), demonstrou um aumento significante de CAL (P<0.00001). Nas comparações entre o L-PRF e outras técnicas, observou-se diferença estatística no ganho de CAL, nas associações do L-PRF à enxerto ósseo de origem bovina (BBG) (P<0.01), Statin (P<0,0008), 1% Metformin (P<0.00001) e 1% Alendronate (P<0,00001). Ao avaliar a utilização do L-PRF associado a outro biomaterial versus um grupo controle, observou-se diferença estatística nos níveis de CAL para as associações: L-PRF + GTR, (P<0.04), e L-PRF + BBG (P< 0.00001). A utilização de L-PRF obteve resultados superiores para o nível clínico de inserção em comparação com OFD. A utilização de L-PRF associado a outras técnicas apresentaram resultados favoráveis, porém, o L-PRF isolado não obteve diferença em comparação com outras técnicas.

Descritores: Perda do Osso Alveolar; Regeneração Tecidual Guiada Periodontal; Periodontia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Koop R, Merheb J, Quirynen M. Periodontal regeneration with enamel matrix derivate in reconstructive periodontal therapy: a systematic review. J Periodontol. 2012; 83(6):707-20.

Thorat MK, Pradeep AR, Pallavi B. Clinical effect of autologous platelet-rich fibrin in the treatment of intra-bony defects. J Clin Periodontol. 2011;38(10):925-32.

Downloads

Publicado

2017-09-03

Como Citar

Alves, B., Lemos, C., Faverani, L., Santiago-Júnior, J., & Pellizzer, E. (2017). Influência da fibrina rica em plaquetas e leucócitos na regeneração tecidual de defeitos intraósseos. Revisão sistemática e metanálise. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2039