Análise da rugosidade superficial em resina acrílica reforçada com 1% de sílica silanizada com polimerização em micro-ondas

Autores

  • IDS Cruz
  • PNF Silva
  • LSG Kamezawa
  • LT Yamamoto
  • BM Almeida
  • RN Tango

Resumo

O objetivo do presente estudo foi observar influência da adição de 1% de sílica silanizada na rugosidade superficial de resinas acrílicas ativadas por energia de micro-ondas. Muflas indicadas para micro-ondas VIPI-STG (Dental VIPI Ltda.) foram preenchidas com gesso tipo II e matrizes de cera nas proporções de 20x20x2 mm (±0,2) foram posicionadas.  Posteriormente, foi aplicado isolante e foi adaptado um silicone laboratorial (VIPI-SIL®). Após a remoção das matrizes de cera, foi depositada resina acrílica ativada por energia de micro-ondas (Vipi-Wave) com ou sem adição de 1% de sílica silanizada em mufla, que ficou por 24 horas em prensa hidráulica exercendo 1 tonelada/força. Então, as amostras (n=8) foram divididas entre 3 ciclos de polimerização: convencional (20% da potência por 20 min e 60% da potência por 5 min); ciclo curto (20% da potência por 20 min e 60% da potência por 7 min); e ciclo longo (20% da potência por 25 min e 60% da potência por 5 min). Posteriormente, as amostras foram armazenadas em estufa a 37° C por 24 h, 7 dias, 14 dias, 30 dias, 90 dias e 180 dias. Após este período, os espécimes foram submetidos ao teste de análise de rugosidade Ra (µm). Foi observado, de acordo com método estatístico ANOVA-2 fatores (tempo de armazenamento e ciclo de polimerização) para Ra, que houve diferença estatística para o fator tempo de armazenamento (p<0,05), relatando que o tempo de 24 horas obteve a maior média de rugosidade, e subsequente decréscimo ao longo do tempo de armazenamento. Conclui-se que o tempo de armazenamento influenciou a rugosidade das amostras, enquanto os ciclos não influenciaram a topografia superficial.

Descritores: Metilmetacrilato; Dióxido de Silício; Propriedades Físicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

da Silva LH, Feitosa SA, Valera MC, de Araujo MA, Tango RN. Effect of the addition of silanated silica on the mechanical properties of microwave heat-cured acrylic resin. Gerodontology. 2012; 29(2): e1019-23.

Sen D, Goller G, Issever H. The effect of two polishing pastes on the surface roughness of bis-acryl composite and methacrylate-based resins. J Prosthet Dent. 2002; 88(5):527-32.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Cruz, I., Silva, P., Kamezawa, L., Yamamoto, L., Almeida, B., & Tango, R. (2017). Análise da rugosidade superficial em resina acrílica reforçada com 1% de sílica silanizada com polimerização em micro-ondas. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2097