Efeito da pressão, tempo de pós-prensagem e ciclo de polimerização sobre o grau de conversão de resina acrílica termoativada: abordagem para uso em próteses internas

Autores

  • RS Leão
  • SLD Moraes
  • KAS Aquino
  • CP Isolan
  • MAJR Montes

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito do tempo de pós-prensagem (0 horas, 6 horas e 12 horas) e uso de pressão (com pressão/ sem pressão) em dois ciclos de polimerização (curto 4h/ longo 11h) sobre o grau de conversão de resinas acrílicas ativadas termicamente (RAAT). Foram confeccionados 72 corpos de prova de RAAT e divididos em 12 grupos. Após o processo de polimerização os corpos de prova foram pulverizados e submetidos à análise do grau de conversão, através da espectroscopia de infravermelho por transformadas de Fourier (FTIR). Os dados foram tabulados em planilha de Excel e submetido aos testes estatísticos ANOVA três fatores; t-Student; Tukey e F de Levene, com margem de erro 5%. Para tempo de pós-prensagem as médias foram correspondentemente menores com 12 horas de prensagem, exceto para ciclo longo com pressão. As únicas diferenças significativas entre a presença ou ausência de pressão ocorreu no ciclo longo com 0 horas (p=0,001) e com 12 horas de prensagem (p=0,001). Para os ciclos curto e longo as diferenças significativas ocorreram para 0 horas com pressão (p=0,002), com 6 horas sem pressão (p=0,015) e com 12 horas com pressão (p<0,001).  Assim, conclui-se que dos 12 grupos, em 10 a aplicação de 60 libras de pressão não apresentou influência, mostrando não ser um fator determinante, para o grau de conversão da resina acrílica analisada. Para o tempo de pós-prensagem, os melhores resultados para a resina acrílica utilizada, foram para os períodos imediato (0horas) e 6 horas e tanto o ciclo longo como o ciclo curto promoveram resultados semelhantes quanto ao grau de conversão.

Apoio: CAPES/CNPQ

Descritores:Polimetil Metacrilato; Teste de Materiais; Espectroscopia Infravermelho Transformada de Fourier.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Murakami N, Wakabayashi N, Matsushima R, Kishida A, Igarashi Y. Effect of high-pressure polymerization on mechanical properties of PMMA denture base resin. J Mech Behav Biomed Mater. 2013;20:98-104.

Zhang M, Puska MA, Botelho MG, Sailynoja ES, Matinlinna JP. Degree of conversion and leached monomers of urethane dimethacrylate-hydroxypropyl methacrylate-based dental resin systems. J Oral Sci. 2016;58(1):15-22.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Leão, R., Moraes, S., Aquino, K., Isolan, C., & Montes, M. (2017). Efeito da pressão, tempo de pós-prensagem e ciclo de polimerização sobre o grau de conversão de resina acrílica termoativada: abordagem para uso em próteses internas. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2130