Efeito da sacarose na formação de biofilme no titânio: estudo in situ

Autores

  • JGS Souza
  • JA Cury
  • AP Ricomini-Filho
  • M Faveri
  • M Feres
  • VAR Barão

Resumo

A formação de biofilmes sobre a superfície do titânio (Ti) tem sido considerada um dos principais fatores para o insucesso do tratamento reabilitador. Açúcares da dieta e particularmente a sacarose tem influência no biofilme formado sobre as superfícies dentais. Abutments estão diretamente expostos ao meio ambiente bucal, mas o efeito da sacarose no biofilme formado sobre a superfície deste material não tem sido avaliada. Para tal, foi conduzido um estudo in situ, cego e cruzado de 3 fases de 7 dias cada, durante as quais 10 voluntários submeteram discos de Ti, colocados em dispositivos palatinos, a um dos seguintes tratamentos: Controle (nenhum tratamento) e sacarose a 20% nas frequências de 4 ou 8x/dia. Os biofilmes formados foram coletados para análise de: peso úmido, concentração de polissacarídeos intracelular (PIC) e dos extracelulares solúveis (PEC-S) e insolúveis (PEC-I), quantidade de proteínas e análise microbiana por DNA-DNA checkerboard. O efeito dose-resposta da frequência de exposição a sacarose foi avaliado por regressão linear. Os dados microbiológicos foram comparados por teste de Kruskal-Wallis. Relação linear significante (p<0,05) foi identificada entre a frequência de exposição a sacarose e o peso do biofilme, PEC-S, PEC-I, e PIC, mas não para proteínas. Nos grupos com exposição a sacarose identificou-se uma maior contagem média de micro-organismos totais para as 40 espécies analisadas e para os complexos microbianos verde, laranja e vermelho, e na contagem de 9 espécies bacterianas (p<0,05). Sacarose influencia na quantidade e qualidade do biofilme formado no Ti.

Apoio: FAPESP Processo:2015/23118-2

Descritores: Sacarose; Biofilmes; Titânio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Marsh PD, Moter A, Devine DA. Dental plaque biofilms: communities, conflict and control. Periodontol 2000. 2011; 55(1):16-35.

Cury JA, Rebelo MA, Del Bel Cury AA, Derbyshire MT, Tabchoury CP. Biochemical composition and cariogenicity of dental plaque formed in the presence of sucrose or glucose and fructose. Caries Research. 2000; 34(6):491-7.

Socransky SS, Haffajee AD. Dental biofilms: difficult therapeutic targets. Periodontol 2000, 2002; 28:12-55.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Souza, J., Cury, J., Ricomini-Filho, A., Faveri, M., Feres, M., & Barão, V. (2017). Efeito da sacarose na formação de biofilme no titânio: estudo in situ. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2132