Efeito do auxílio do google docs na aplicação do método ativo peer instruction no aprendizado de conceitos de montagem de modelos em articulador semi-ajustável

Autores

  • MSD Servera
  • R Marques
  • JEP Filho
  • FP Santos
  • MG Garcia
  • FN Souza

Resumo

Visando promover ações que reduzam o distanciamento entre a teoria e a prática no ambiente acadêmico, o presente trabalho objetiva avaliar o efeito do auxílio da ferramenta gratuita GOOGLE DOCS (GD), que permite criar, editar e compartilhar textos/questionários on e off-line, na aplicação do método ativo PEER INSTRUCTION (PI) no aprendizado de conceitos e montagem de modelos em Articulador Semi-Ajustável, comparados à aula expositiva. Trata-se de um estudo descritivo exploratório realizado a partir de relatórios de 193 alunos inscritos na disciplina de Oclusão das Faculdades São José, RJ. Divididos em três grupos: GI (n=23) grupo aula expositiva; GII (n=90) grupo PI e GIII (n=80) grupo PI com o GD. Os dados foram compilados quanto às taxas de acertos nas etapas de trabalho: (I) arco facial, (II) montagem do modelo superior, (III) registro intermaxilar, (IV) compensação da cera, (V) montagem do modelo inferior. Foram considerados corretos os modelos que após a análise apresentaram reprodução dos toques com carbono semelhantes aos do paciente. Os resultados revelam que no GI 0-0% dos alunos apresentaram correta montagem dos modelos, seguidos de 23-25% no GII e 57-71% de acertos no GIII, em todos os grupos foi observado uma concentração dos erros nas etapas III e IV principalmente no GII. Os resultados confirmam a eficácia da associação do Google docs ao Peer Instruction como material didático específico para o entendimento e reprodução das relações intermaxilares. Além disso, sugerem que as técnicas ativas de aprendizado influenciaram positivamente os resultados.

Descritores: Ensino Superior; Educação em Odontologia; Materiais de Ensino.

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Referências

Mazur E. Peer Instruction: A User’s Manual. Prentice Hall: Upper Saddle River, NJ, 1997.

Crouch C, Watkins J (2007). Peer instruction: engaging students oneon-one, all atonce. In: Reviews of Research-Based Reform Curricula in Introductory Physics, ed. EF Redish and P Cooney, College Park, MD: American Association of Physics Teachers, 1-55.

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Publicado

2017-05-14

Como Citar

Servera, M., Marques, R., Filho, J., Santos, F., Garcia, M., & Souza, F. (2017). Efeito do auxílio do google docs na aplicação do método ativo peer instruction no aprendizado de conceitos de montagem de modelos em articulador semi-ajustável. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2135