Enxerto de tecido conjuntivo subepitelial para otimização da estética periimplantar

Autores

  • NJ Araujo
  • PL Faleiros
  • DJR Gusman
  • FLP Oliveira
  • LG Fiorin
  • JM Almeida

Resumo

A saúde dos tecidos periimplantares é fundamental para preservar os princípios biológicos da osseointegração e evitar intercorrências como inflamação dos tecidos periimplantares. Diante de exigências cada vez maiores por parte dos pacientes no que se refere ao resultado dos tratamentos odontológicos, o sucesso na implantodontia não é apenas a osseointegração e sim uma busca por excelência estética, funcional e biológica. Desta forma, técnicas cirúrgicas periodontais como os enxertos de tecido conjuntivo subepitelial, podem promover saúde e estética dos tecidos perimplantares. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar dois casos clínicos com técnicas cirúrgicas para o restabelecimento dos tecidos periimplantares visando promover saúde desses tecidos favorecendo a osseointegração ao longo do tempo e a estética periimplantar. Foram feitas associação de técnicas cirúrgicas tendo como resultado final o restabelecimento da estética e saúde dos tecidos periimplantares, com completa satisfação dos pacientes.

Descritores: Implantes Dentários; Osseointegração; Enxerto de Tecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Wennstrom JL. Mucogingival therapy. Ann Periodontal 1996;1(1):671-701.

de Sanctis M, Clementini M. Flap approaches in plastic periodontal and implant surgery: critical elements in design and execution. J Clin Periodontol. 2014;41(Suppl 15):S108-22.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Araujo, N., Faleiros, P., Gusman, D., Oliveira, F., Fiorin, L., & Almeida, J. (2017). Enxerto de tecido conjuntivo subepitelial para otimização da estética periimplantar. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2141