Feixe de luz auxiliar aplicado na remoção de corpo estranho em seio maxilar. Aplicação em cirurgia e implantodontia

Autores

  • TOB Polo
  • VN de Lima
  • GAC Momesso
  • APF Bassi
  • LP Faverani

Resumo

O objetivo deste trabalho foi aplicar uma técnica de investigação do seio maxilar por meio do uso de fonte luminosa advinda de fotóforo. O Fotóforo é um aparelho de fonte de luz utilizado como foco de cabeça, muitas vezes utilizado por cirurgiões para a obtenção de um foco de luminosidade adequado do campo operatório. Durante alguns procedimentos de inspeção cirúrgica do seio maxilar persistia a dificuldade de visualização direta de algumas estruturas, assim, surgiu a necessidade de se aproximar a fonte de luz ao campo operatório com o objetivo de se diminuir a amplitude do foco e assim conseguir que a luz entrasse denrto do seio maxilar. Foram selecionados três casos distintos com a mesma aplicação do uso deste aparelho para auxiliar à remoção de corpos estranhos no interior do seio maxilar. Relato de caso: (1) Paciente sexo masculino, 79 anos, com história de sinusite causada por uma raiz dentária impelida para dentro do seio maxilar após tentativa de extração. (2) Paciente do sexo feminino, 40 anos, com história de um implante impelido para o interior do seio maxilar esquerdo após a sua instalação. (3) Paciente do sexo feminino, 53 anos, vítima de ferimento por arma de fogo, com o projétil alojado no interior do seio maxilar esquerdo há aproximadamente 5 anos. Em todos os casos, o procedimento cirúrgico consistiu na antrotomia e, a localização dos corpos estranhos foi realizada com o feixe de luz proveniente do fotóforo convencional adaptado. Portanto, esta técnica é um artifício útil para este fim, permitindo menor tempo cirúrgico e menor morbidade aos pacientes.

Descritores: Iluminação; Seio Maxilar; Implantes Dentários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Zirk M, Dreiseidler T, Pohl M, Rothamel D, Buller J, Peters F, Zöller JE, Kreppel M. Odontogenic sinusitis maxillaris: A retrospective study of 121 cases with surgical intervention. J Craniomaxillofac Surg. 2017. 45(4):520-5.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Polo, T., de Lima, V., Momesso, G., Bassi, A., & Faverani, L. (2017). Feixe de luz auxiliar aplicado na remoção de corpo estranho em seio maxilar. Aplicação em cirurgia e implantodontia. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2142