Impacto da reabilitação oral na qualidade de vida de um indivíduo com características da Síndrome de Kelly

Autores

  • ABG Dias
  • GS Bessa
  • GS Vieira
  • A Hayassy
  • MG Garcia
  • FN Souza

Resumo

Apesar da crescente preocupação com a saúde bucal e de estudos que comprovam a permanência dos dentes naturais por mais tempo, ainda há no Brasil, um grande número de pessoas parcialmente desdentadas que necessitam de reabilitação, o profissional de odontologia deve estar apto para dissociar durante a anamnese e o exame clínico os diferentes fatores que podem influenciar na reabilitação. O presente estudo trata-se de um relato de caso sobre o impacto da reabilitação oral na qualidade de vida de um indivíduo com características da Síndrome de Kelly, utilizando o questionário SF36. IMS 66 anos, gênero feminino, procurou a clínica das Faculdades São José insatisfeita com o aspecto do seu sorriso e relatando não conseguir mastigar satisfatoriamente. Durante a anamnese e exame físico foi constatado que a mesma possuía sinais característicos da Síndrome de Kelly. Foi aplicado o questionário SF36 juntamente com a anamnese, portanto antes da reabilitação e três, meses após a instalação das próteses. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística com auxílio do programa BioEsthat 5.0, o teste ANOVA para amostras pareadas indicou diferença estatisticamente significante (p>0,01) entre as variáveis estudadas antes e após a instalação das próteses. Os resultados revelaram um aumento nos escores dos domínios Função Física (PF), Dor Corporal (BP), Função Social (SF), Desempenho Emocional (RE) e Saúde Mental (MH) indicando melhora na qualidade de vida após a reabilitação com prótese total superior e Prótese Parcial Removível inferior.

Descritores: Prótese Parcial Removível; Qualidade de Vida; Prótese Dentária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Kelly E. Changes caused by a mandibular removable partial denture opposing a maxillary complete denture. J Prosthet Dent. 1972; 27(2):140-50.

Reisine ST, Weber J. The effects of temporomandibular joint disorders on patients' quality of life. Community Dent Health. 1989; 6(3):257-70.

Zanetti GR, Zanetti LSS, Peçanha MM, Borges Filho FF, Castro GC. Modified surgical stent for tuberoplasty in Combination Syndrome patients. Rev Odontol UNESP. 2010; 39(2): 131-5.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Dias, A., Bessa, G., Vieira, G., Hayassy, A., Garcia, M., & Souza, F. (2017). Impacto da reabilitação oral na qualidade de vida de um indivíduo com características da Síndrome de Kelly. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2143