Influência da estrutura interna de coroas temporárias na distribuição de tensões em implantes unitários

Autores

  • VA Rodrigues
  • JPM Tribst
  • AMO Dal Piva
  • RS Nishioka
  • MA Bottino
  • AL Borges

Resumo

O trabalho avaliou a influência do tipo de cilindro utilizado na confecção das coroas temporárias na dissipação das forças mastigatórias. Para a análise de elementos finitos (FEA), inicialmente um modelo de hemi-mandíbula foi scaneado e em seguida exportado para o software Rhinoceros. Um modelo de implante contendo as dimensões de 10 x 3,75 mm foi instalado no espaço protético referente ao elemento 36. A coroa contendo o cilindro protético foi triplicada com três diferentes pilares: cilindro plástico (P), cilindro metálico (Ti) e cilindro plástico com base metálica (CoCr). Em seguida, os modelos foram exportados em formato STEP para o software de análise. Todos os modelos continham o mesmo número de nós (891.481) e elementos (610.443). Para avaliação da distribuição de tensões, foram aplicadas diferentes cargas verticais oclusais (100, 200 e 300 N). Para análise in vitro, os modelos foram confeccionados de maneira semelhante aos grupos da análise computacional. Ao redor do implante, quatro extensometros foram colados e as cargas aplicadas. Os resultados mostram consistência entre os resultados in vitro e in silico, onde, resultados do FEA foram 9,8% (P), 10,1% (CoCr), e 8,0% (Ti) menores do que os resultados experimentais. Dentro das limitações deste estudo, é possível verificar que o cilindro de plástico gera maior tensão no parafuso de retenção e implante, porém, melhor dissipação de tensão na coroa e no tecido ósseo.

Apoio: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Descritores: Implantes Dentários; Prótese Dentária; Análise de Elementos Finitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Mijiritsky E. Plastic temporary abutments with provisional restorations in immediate loading procedures: a clinical report. Implant Dent. 2006; 15(3):236-40.

Bijjargi S, Chowdhary R. Stress dissipation in the bone through various crown materials of dental implant restoration: a 2-D finite element analysis. J Investig Clin Dent. 2013; 4(3):172-7.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Rodrigues, V., Tribst, J., Dal Piva, A., Nishioka, R., Bottino, M., & Borges, A. (2017). Influência da estrutura interna de coroas temporárias na distribuição de tensões em implantes unitários. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2151