Mockup imediato em resina composta para confecção de laminados cerâmicos

Autores

  • FM Castro
  • FPP Leite
  • RAS Pinto
  • RB Pazinatto

Resumo

A crescente busca e valorização de um sorriso esteticamente agradável faz com que profissionais e pacientes busquem cada vez mais alternativas de tratamento para melhorar a aparência dental. Ter um sorriso bonito tem sido um referencial de saúde e sucesso, e pode estar relacionado a uma melhor perspectiva de oportunidades sociais e até profissionais. Com essas exigências somadas ao aprimoramento dos materiais, novas técnicas odontológicas e à acessibilidade ao tratamento, os laminados cerâmicos passaram a ser uma ótima opção, pois se baseiam na ideia de recobrimento do esmalte dentário por uma fina lâmina cerâmica aderida ao dente, que permite restabelecer forma, mudar o tamanho, e corrigir pequenas falhas no posicionamento dos dentes. Este estudo descreve uma linha de tratamento que inclui o uso de um “ensaio intraoral” (mockup) de forma direta em boca, com resina composta, com finalidade diagnostica e de aprovação do paciente, sendo necessário o domínio dos conceitos de proporção estética do profissional executante. Neste relato, é descrito o passo a passo da confecção de laminados cerâmicos anteriores nos elementos 11 e 21 da paciente K.R.B, 22 anos, sexo feminino, que se queixava de estética desfavorável. Após a execução do tratamento, foi possível concluir que o domínio dos conceitos estéticos presente nos profissionais podem fazer com que se elimine uma ou mais etapas, agilizando o tratamento, diminuindo custos laboratoriais e por consequência aumentar a satisfação dos pacientes.

Descritores: Facetas Dentárias; Preparo do Dente; Cerâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Re D, Augusti G, Amato M, Riva G, Augusti D. Esthetic rehabilitation of anterior teeth with laminates composite veneers. Case Rep Dent. 2014; 2014:849273.

Gürel G. Porcelain laminate veneers: minimal tooth preparation by design. Dent Clin North Am. 2007; 51(2):419-31.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Castro, F., Leite, F., Pinto, R., & Pazinatto, R. (2017). Mockup imediato em resina composta para confecção de laminados cerâmicos. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2160