Nível de evidência científica em trabalhos publicados sobre o bruxismo

Autores

  • BB Cardozo
  • FP Oliveira
  • MC Quelhas
  • MG Garcia
  • L França
  • FN Souza

Resumo

O bruxismo é a atividade parafuncional do sistema mastigatório que inclui apertar ou ranger os dentes em atividades não funcionais do sistema estomatognático. O grande aumento das forças oclusais geradas pelo bruxismo resulta em cargas extras não só na dentição, mas também em todo o sistema estomatognático, podendo causar danos à ATM, aos músculos, ao periodonto e à oclusão demonstrando a importância do conhecimento do cirurgião dentista clínico geral sobre o tema. O presente trabalho objetiva avaliar o nível de evidência das publicações sobre o tema e demonstrar o site Bireme como ferramenta gratuita de busca para o clínico. Foram realizadas buscas com as palavras chave, no site Bireme entre os meses de Fevereiro e Maio de 2016 e encontrados 227 artigos, dos quais 54 estavam disponíveis para consulta gratuita. Os dados foram tabulados considerando os tópicos: bases de dados citadas, assunto principal dos artigos, tipos de estudos encontrados, aspectos clínicos evidenciados nos artigos. Além da revista / ano de publicação e o idioma em que o artigo publicado foi escrito. Os dados disponíveis no site sobre as buscas realizadas foram expostos sob forma de gráficos e serviram como base para este trabalho. Não foi encontrada na revisão de literatura uma etiologia e metodologia únicas para o bruxismo; assim, o clínico deve saber reconhecer, avaliar sua classificação e intensidade e limitações no tratamento de pacientes portadores deste hábito, bem como trabalhar de forma integrada a outras áreas como Medicina e Psicologia são determinantes na conduta clínica desta parafunção.

Apoio: Faculdades São José (FSJ)

Descritores: Bruxismo; Bruxismo do Sono; Toxinas Botulínicas Tipo A.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Demir A, Uysal T, Guray E, Basciftci FA. The relationship between bruxism and occlusal factors among seven- to 19-year-old Turkish children. Angle Orthod. 2004; 74(5):672-6.

Poblacion DA, Wintterh GP, Silva JM. Comunicação e produção cientifica: contexto, indicadores, avaliação. São Paulo: Angellara; 2006.

Dekon SFC, Pellizzer EP, Zavanelli AC, Ito L, Resende CA. Reabilitação oral em paciente portador de parafunção severa. Rev Odontol Araçatuba.2003; 24(1):54-9.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Cardozo, B., Oliveira, F., Quelhas, M., Garcia, M., França, L., & Souza, F. (2017). Nível de evidência científica em trabalhos publicados sobre o bruxismo. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2161