Qualidade de vida de estudantes de graduação e pós-graduação em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v6i11.2275Resumo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a qualidade de vida (QV) pode ser definida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Para se mensurar a QV um dos instrumentos utilizados é o questionário WHOQOL-bref, que foi desenvolvido pelo Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde para se avaliar este aspecto de forma rápida e objetiva, sendo ele a versão abreviada do WHOQOL-100. O instrumento consta de 26 questões que abrangem diferentes facetas dentro de quatro domínios diferentes, que são o físico, o psicológico, das relações sociais e o ambiente. O objetivo deste estudo foi a aplicação do WHOQOL-Bref em uma amostra de 150 estudantes de graduação e pós-graduação de uma Faculdade de Odontologia de uma universidade pública do Estado de São Paulo com a finalidade de avaliar a qualidade de vida dos estudantes em vários quesitos socioeconômicos. A média geral da qualidade de vida dos estudantes foi de 62,4. O domínio com melhor avaliação foi o das Relações Sociais (69,3), seguido pelo Psicológico (64,3) e Ambiente (64,0), sendo o Domínio Físico (51,7) o pior avaliado. Por meio deste estudo foi possível a identificação dos pontos pertinentes da qualidade de vida dos estudantes de Odontologia, percebendo muitas das dificuldades vivenciadas no dia a dia e que afetam diretamente este aspecto, além de também buscar traçar algumas estratégias que contribuam para sua melhoria.Descritores: Qualidade de Vida; Odontologia; Educação Superior.
Downloads
Referências
Catunda MAP, Ruiz VM. Qualidade de vida de universitários. Pensamento Plural. 2008; 2(1): 22-31.
Monteiro R, Braile DM, Brandau R, Jatene FB. Qualidade de vida em foco. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2010; 25(4):568-74.
Ruiz VM. Psicologia e Qualidade de Vida. In Pesquisas e Temáticas em Desenvolvimento Social emáticas em Desenvolvimento Social. UNIFAE emáticas em Desenvolvimento Social - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino-FAE (vários autores), p. 129-143. Itu (SP): Ottoni; 2005.
Wilheim J. O Substantivo e o Adjetivo. São Paulo: Perspectiva; 1978.
Limongi França AC. Treinamento e qualidade de Vida. In Boog GG. (Org.) Manual de treinamento e desenvolvimento: um guia de operações. p. 235-254. São Paulo: Makron Books; 2001.
The WHOQOL Group. (CH), Division of Mental Health and Prevention of Substance Abuse. WHOQOL user manual. Geneva; 1998 Acessado em 11 de maio de 2017. Disponível em: http://www.who.int/mental_health/evidence/who_qol_user_manual_98.pdf.
The WHOQOL Group. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): development and general psychometric properties. 1998, Social Science and Medicine 12:1569-1585.
The WHOQOL Group. World Health Organization. WHOQOL: measuring quality of life. Geneva:WHO; 1997.
Fleck MPA, Leal OF, Louzada S, Xavier M, Chachamovich E, Vieira G et al. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Rev Bras Psiquiatr. 1999; 21(1):19-28.
The WHOQOL Group. WHOQOL-bref: introduction, administration, scoring and generic version of assessment. Geneva: World Health Organization, 1996
Sousa TF, Fonseca SA, José HPM, Nahas MV. Validade e reprodutibilidade do questionário Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida de Acadêmicos (Isaq-A). Arq Ciênc Esporte. 2013; 1(1):21-30.
Fleck MPA, Louzada MX, Chachamovich E, Vieira G, Santos L, Pinzon V. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida "WHOQOL-bref". Rev Saúde Pública. 2000; 34(2):178-83.
Santos BRM, Gonzales PS, Carrer FCA, Araújo ME. Perfil e expectativas dos ingressantes da Faculdade de Odontologia da USP: uma visão integrada com as diretrizes curriculares nacionais e o sistema único de saúde. Rev ABENO. 2015; 15(1):28-37.
Oliveira RA, Ciampone, MHT. A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem. Texto contexto – enferm. 2006; 15(2):254-61.
Bolsoni-Silva AT, Guerra BT. O impacto da depressão para as interações sociais de universitários Estudos e Pesquisas em Psicologia. 2014; 14(2):429-52.