Análise das produções de um grupo de estudos e pesquisas sobre a inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação

Autores

  • Camila Elidia Messias dos Santos
  • Francisco de Assis Madeiros
  • Bianca Callegari
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

Resumo

Há consenso na literatura de que a consolidação de uma educação inclusiva ainda precisa superar muitos desafios. Assim, objetiva-se analisar as produções científicas do grupo de estudos e pesquisas “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento” da Faculdade de Ciências, UNESP - Bauru/SP. A coleta de dados deu-se a partir dos resumos de 20 projetos, optando-se por realizar uma pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam, em relação aos participantes, que mais da metade buscam atuar somente com professores ou alunos e professores. Quanto aos instrumentos de pesquisa, 55% dos estudos trabalham com entrevistas e/ou questionários de formulação própria. De modo geral, as pesquisas objetivam investigar e analisar os recursos em relação a inclusão de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas comuns, considerando os aspectos arquitetônicos, materiais disponíveis, práticas pedagógicas, metodologia de ensino, entre outros, bem como avaliar novos métodos de ensino quanto à formação de professores em meios digitais ou em disciplinas como geografia, língua inglesa e história. Desta forma, fica claro que a partir das necessidades apontadas pela literatura e verificadas em prática, as pesquisas têm buscado possíveis soluções, adequações e melhorias que possam promover a inclusão de alunos Especial PAEE de forma abrangente e em sua totalidade, desde a investigação da adequação de espaço físico ao aprimoramento de materiais didáticos, utilizando-se para tanto diversos meios de investigação.

Descritores: Educação Inclusiva; Pessoas com Deficiência; Pesquisa Educacional.

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Publicado

2017-11-26

Como Citar

Santos, C. E. M. dos, Madeiros, F. de A., Callegari, B., & Capellini, V. L. M. F. (2017). Análise das produções de um grupo de estudos e pesquisas sobre a inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2304