Percepção de qualidade de vida por graduandos de enfermagem: uma revisão bibliográfica
Resumo
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida (QV) é a percepção individual de um completo bemestar físico, mental e social. O objetivo desse trabalho foi avaliar a QV de alunos de graduação em enfermagem. Tratouse de um estudo quantitativa descritivo, do tipo revisão bibliográfica, realizada na base dados SCIELO, utilizando-se os descritores: qualidade de vida, universitários e enfermagem, referente ao período de 2003 a 2013. A literatura estudada apontou que os estudantes de Enfermagem eram predominantemente do sexo feminino, solteiros, com idade ao redor dos 20 anos e com diferentes percepções sobre sua qualidade de vida. Os estudantes de Enfermagem destacaram os seguintes fatores que favoreciam a QV dentro da universidade: laços de amizade estabelecidos com os colegas, a alimentação oferecida por preço acessível, o grande acervo da biblioteca, o conhecimento técnico adquirido, a boa convivência com funcionários e professores e o fato da universidade ser pública. O perfil não promotor de qualidade de vida foi percebido pelas estudantes nos seguintes aspectos: na introdução no ambiente hospitalar em contato com os doentes e na realização de procedimentos geradores de angústia; na falta de integração entre os estudantes e outros cursos da universidade; falta de suporte para enfrentamento das situações vividas; na carga horária excessiva do curso e nas condições de aprendizagem para o aluno trabalhador. Portanto, programas institucionais de aconselhamento psicopedagógico poderiam melhorar a qualidade de vida bem como a formação e o desempenho profissional dos estudantes de Enfermagem em situação de maior vulnerabilidade.Downloads
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Publicado
2013-10-28
Como Citar
Afonso, N., Belmonte, R., Jurado, S., & Andrade, M. (2013). Percepção de qualidade de vida por graduandos de enfermagem: uma revisão bibliográfica. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.2). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/254