DRev o1o - Cliente com estresse emocional no serviço de saúde bucal

Autores

  • CM Tostes
  • CHPB Silva
  • RVM Cruz
  • RVPS Ribeiro
  • LHBR Silva
  • LZ Braguetti
  • VJV Silva
  • RR Ramos

Resumo

No atendimento em saúde bucal, que pode ir desde a uma simples consulta até uma cirurgia, alguns clientes podem apresentar mudanças no comportamento, desconforto psicológico, ou seja, ficando com medo ou ansioso, gerando estresse emocional durante o atendimento. O estresse é um fator que gera uma dificuldade e até um risco durante o procedimento. Dessa forma, cabe ao cirurgião-dentista (CD) a necessidade de tomar algumas medidas para acalmar o cliente. O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo de revisão de literatura sobre o cliente com estresse emocional durante o tratamento odontológico. Procedeu-se um criterioso levantamento bibliográfico na literatura científica, a partir da compilação de trabalhos publicados em revistas científicas e em bases de dados “periódicos Capes”, transcrevendo e resumindo os dados mais importantes para o estudo. Como resultado, descobriu-se que, o maior índice de fobia, está em crianças, mas também em alguns adultos, não se sentindo seguros em caso de um tratamento dentário, chegando a ficar com certo receio gerado por um desses tratamentos. Sendo que em alguns, só de verem o profissional de roupa branca já ficam nervosos e ansiosos, uma reação emocional por manifestar alterações com o funcionamento psicológico. E muitas vezes por questão do medo pelo cirurgião dentista, se torna um pensamento negativo da sua imagem, ligado com a dor. Já que existe o medo eminente, dessa forma deve ocorrer uma adaptação do atendimento odontológico, para que exista uma melhora do emocional do cliente. Para a melhora do estresse, é sugerido que o ambiente de espera da clínica odontológica possa possuir aparelhos eletrônicos modernos que distraiam os clientes, como por exemplo TV, músicas com harmonia de paz e sossego, mudança da cor do local do ambiente e até um diálogo do cirurgião-dentista com o cliente antes do atendimento bucal, desse modo amenizando o estresse emocional do cliente.

Descritores: Estresse Psicológico; Serviços de Saúde Bucal; Ansiedade;  Clínica Odontológica.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

Tostes, C., Silva, C., Cruz, R., Ribeiro, R., Silva, L., Braguetti, L., Silva, V., & Ramos, R. (2017). DRev o1o - Cliente com estresse emocional no serviço de saúde bucal. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2613