PPPg o21 - O educador como agente propulsor na prevenção do fenômeno bullying

Autores

  • MM Ortega
  • CAS Garbin
  • AA Costa
  • TA Saliba
  • AJI Garbin

Resumo

O bullying é um conjunto de maus-tratos, ameaças, coações ou outros atos de intimidação física ou psicológica exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada fraca ou vulnerável, provocando-lhe sofrimento. A inserção do professor, tanto na avaliação quanto na intervenção do bullying, tem sido apontada como o fator crucial na resolução do problema nas escolas. Objetivou-se verificar a percepção dos professores que atuam com crianças na faixa etária de 10 a 12 anos de escolas estaduais públicas, a respeito de bullying na sala de aula. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, no qual a amostra foi composta por 73 professores. Aplicou-se um questionário misto e para análise dos dados utilizou-se a frequência, porcentagem e análise de conteúdo, do total de participantes, 72,6% são do sexo feminino, 60% possuem entre 31 a 50 anos de idade, e 83,5% tem até 10 anos de trabalho como professor. A maioria dos professores (72,6%) afirmou que já presenciaram episódios de discriminação e/ou violência entre os adolescentes na sala de aula e ao presenciar esses atos 86,3% ressaltou sentir tristeza, indignação e revolta. Em relação à atitude que tomariam diante de um ato de bullying entre os alunos, prevaleceu o diálogo entre professor e aluno. Ressaltaram ainda, que se pudessem dar conselhos aos pais, seria que estivessem mais presentes na vida dos seus filhos, através do diálogo, amor e carinho, sendo assim a desestrutura familiar foi apontada como principal motivo da violência pelos adolescentes e 93% relatou que os pais têm alguma culpa pelos filhos serem agressivos. Por vivenciarem atos como estes e estarem presentes no cotidiano desses alunos que comentem e/ou sofrem bullying na escola, os professores são essenciais para ajudar a sancionar o problema, sendo necessário o desenvolvimento de atividades relacionadas ao tema no âmbito escolar, visando à prevenção desta problemática e a diminuição das consequências desses atos na vida adulta dos adolescentes.

Descritores: Bullying; Docentes; Adolescentes.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

Ortega, M., Garbin, C., Costa, A., Saliba, T., & Garbin, A. (2017). PPPg o21 - O educador como agente propulsor na prevenção do fenômeno bullying. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2694