Síndrome de Burnout em trabalhadores de uma instituição de atendimento a pessoas com deficiência intelectual, física e/ou múltipla

Autores

  • TP Corrêa Faculdade de Saúde de São Paulo/ FASSP

Resumo

Uma boa relação com o ambiente de trabalho é fundamental para o desenvolvimento nas diversas fases da vida humana, e essa relação depende, principalmente, dos suportes afetivos e sociais, que os indivíduos recebem durante seu exercício profissional.  Síndrome de burnout é a resposta emocional às situações de estresse crônico em relação ao ambiente de trabalho. Visando essa realidade este trabalho tem o como objetivo investigar os sinais e sintomas de burnout na equipe multidisciplinar de uma instituição de atendimento a pessoas com deficiência intelectual, física e/ou múltipla através de uma pesquisa  quantitativa, descritiva, caráter bibliográfico, questionário auto aplicável em 59 trabalhadores. Os dados obtidos foram analisados e divididos em três setores de trabalho (pedagógico, administrativo e de saúde) destacando as três classes de burnout: exaustão emocional, despersonalização e falta de envolvimento no trabalho. Observou-se que os profissionais pedagógicos (4%) e administrativos (8%) apresentaram sinais e sintomas de burnout. Quanto ao risco de desenvolver burnout, a da saúde (50%) apresentou alto risco, enquanto a administrativa (58%) e pedagógica (60%), baixo risco.  Conclui-se que há necessidade de ajustar meios para esses profissionais lidarem com as dificuldades de relacionamento com pessoas portadoras de deficiência e/ou com o acolhimento das famílias.

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Publicado

2013-10-28

Como Citar

Corrêa, T. (2013). Síndrome de Burnout em trabalhadores de uma instituição de atendimento a pessoas com deficiência intelectual, física e/ou múltipla. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.2). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/274