PCCl oo6 - Correção cirúrgico-ortodôntica de deficiência transversa de maxila: relato de caso

Autores

  • LT Colombo
  • LCC Cervantes
  • CMBF Figueiredo
  • T Machado
  • APF Bassi
  • D Ponzoni
  • FA Souza

Resumo

A expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida é uma combinação de procedimentos cirúrgicos e ortodônticos indicado para o tratamento de deficiências esqueléticas transversais verdadeiras em pacientes com maturidade esquelética. O objetivo do presente trabalho foi relatar um caso clínico de expansão rápida de maxila assistida cirurgicamente realizada sob anestesia local em nível ambulatorial por equipe multidisciplinar. O plano de tratamento iniciou pela instalação do aparelho ortodôntico tipo Hirax. No procedimento cirúrgico foram realizadas as osteotomias horizontais e vertical seguido da disjunção da sutura palatina mediana. A expansão foi realizada com ativação diária do aparelho disjuntor. Após disjunção iniciou-se o tratamento ortodôntico para alinhamento e nivelamento dos dentes. No final do tratamento observou-se efetiva expansão do arco maxilar com correção da atrofia maxila e melhora anatomofuncional do sistema estomatognático. Diante do resultado obtido conclui-se que a expansão rápida de maxila assistida cirurgicamente constitui um tratamento multidisciplinar eficaz para correção de deficiências transversas de maxilas.

Descritores: Expansão Rápida de Maxila Assistida Cirurgicamente; Deficiência Transversa de Maxila; Expansão Rápida em Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Colombo, L., Cervantes, L., Figueiredo, C., Machado, T., Bassi, A., Ponzoni, D., & Souza, F. (2017). PCCl oo6 - Correção cirúrgico-ortodôntica de deficiência transversa de maxila: relato de caso. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2755