Dor facial atípica: relato de caso

Autores

  • RAT Murayama
  • GCJ Carvalho
  • ES Lah
  • FP Fugihara
  • L Wajman
  • EMG Arouca
  • SW Torezan
  • I Fortini

Resumo

INTRODUÇÃO: A dor facial atípica (DFA) é uma doença peculiar com muitos sintomas inespecíficos e sobrepostos, além de ter estreita relação com fenômenos psicológicos. Sem anormalidades em exames laboratoriais ou de imagem, ocorre no território de inervação do nervo trigêmeo podendo ainda associar-se a dor cervical. Em geral é descrita como queimação, pressão ou outros descritores, podendo ser uni ou bilateral. RELATO DO CASO: Paciente, 37 anos de idade, sexo feminino, branca, encaminhada à Liga de Cefaléia do HC-FMUSP, com queixa de dor mal localizada na face, do lado esquerdo e que alternava de lado, acometendo mandíbula, língua, dentes além de cervicalgia há 26 meses. Havia melhora parcial com uso de dispositivo intra-oral para tratamento de DTM e piora com estresse, frio e período pré-menstrual. Ao exame físico a paciente apresentava cervicalgia e DTM por dor miofascial e deslocamento de disco com redução bilateralmente. Não foram constatadas alterações neurológicas assim como em exames laboratoriais, TC e RM de crânio. Havia forte componente emocional associado quadro de dor crônica incapacitante. A conduta foi terapia medicamentosa com prescrição de miorrelaxante, anticonvulsivante e antidepressivo associada a acompanhamento psicológico com terapia cognitivo-comportamental. O resultado foi uma melhora significativa e controle da dor com acompanhamento atual de 8 meses. DISCUSSÃO: A DFA pode ser bastante incapacitante sendo seu diagnóstico difícil pela inespecificidade de sua sintomatologia, forte envolvimento emocional e possível sobreposição com outras doenças, dessa forma a abordagem interdisciplinar é fundamental para seu manejo e sucesso do tratamento como observado no caso relatado.

DESCRITORES: Dor Facial Atípica; Tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agostoni E, Frigerio R, Santoro P. Atypical facial pain: clinical considerations and differential diagnosis. Neurol Sci. 2005; 26:71-4.

Friedman AP. Atypical facial pain. Headache. 1969; 9: 27-30.

Downloads

Publicado

2013-11-10

Como Citar

Murayama, R., Carvalho, G., Lah, E., Fugihara, F., Wajman, L., Arouca, E., Torezan, S., & Fortini, I. (2013). Dor facial atípica: relato de caso. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.3). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/283