Eficácia das células-tronco em elevação do assoalho do seio maxilar: revisão sistemática e metanálise

Autores

  • RS Leão
  • TC Niño-Sandoval
  • BCE Vasconcelos
  • SLD Moraes
  • CAA Lemos
  • EP Pellizzer

Resumo

O objetivo da pesquisa foi verificar a hipótese que não há diferença na eficácia da regeneração óssea quando utilizadas as células-tronco em cirurgias de levantamento do assoalho de seio maxilar em comparação com outros enxertos. Uma busca por ensaios clínicos randomizados nas bases de dados Pubmed/MEDLINE, Scopus, Cochrane, Web of Science, assim como uma busca manual, foi realizada. Os termos pesquisados foram: “Stem cells and sinus floor augmentation OR stem cells and sinus augmentation OR stem cells and sinus elevation OR stem cells and sinus lift OR stem cells and sinus graft”. Foram incluídos 10 estudos para a análise com um total de 136 pacientes com uma idade média de 56.46 anos (variando: 49.1-60.8). Não houve diferenças significativas na neoformação óssea, no incremento da altura óssea em tomografias computadorizadas e na taxa de sobrevida dos implantes. Assim, se conclui que a associação de células tronco não contribuiu de maneira significativa para a eficácia da regeneração óssea e melhora na taxa de sobrevida dos implantes em cirurgias de levantamento do seio maxilar.

Descritores: Células-Tronco; Levantamento do Assoalho do Seio Maxilar.

Apoio Financeiro: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-29

Como Citar

Leão, R., Niño-Sandoval, T., Vasconcelos, B., Moraes, S., Lemos, C., & Pellizzer, E. (2018). Eficácia das células-tronco em elevação do assoalho do seio maxilar: revisão sistemática e metanálise. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/2964