Efeitos da terapia antirretroviral sobre a microbiota bucal oportunista de pacientes HIV-positivos

Autores

  • Karoline Caetano Tolentino
  • Aniele Sanches Rodrigues
  • Ana Cláudia Okamoto
  • Christiane Marie Schweitzer
  • Robson Varlei Ranieri
  • Elerson Gaetti-Jardim Jr

Resumo

A modificação na sintomatologia da AIDS, com a introdução do coquetel antirretroviral, foi pronunciada, possivelmente em função da redução da carga viral e uma modificação da microbiota bucal. Este estudo comparou a microbiota bucal oportunista de pacientes HIV-positivos usuários ou não do coquetel antirretroviral e suas condições bucais. Participaram do estudo 200 pacientes HIV-positivos atendidos entre 2009-2010 no sistema público de saúde. Os pacientes foram submetidos a exames sorológicos para a confirmação da infecção e contagem do número de linfócitos T4, bem como a determinação de carga viral. Exames clínicos intra e extrabucais foram realizados. Desses pacientes, 150 não faziam uso de antirretrovirais no momento do exame clínico e 50 eram usuários desses agentes por, no mínimo 24 meses. A presença dos microrganismos alvo foi determinada por cultura e por métodos moleculares (PCR). Na microbiota de pacientes não usuários de antirretrovirais, a presença de microrganismos entéricos e leveduras atingiu 52,7% e 64,7% dos pacientes, enquanto entre os usuários desses agentes a ocorrência desses microrganismos estava restrita  a 8% e 22% dos mesmos. A presença desses microrganismos esteve associada a casos severos de gengivite e periodontite, candidose pseudomembranosa e com a utilização de antimicrobianos de amplo espectro. Esses dados mostram que o coquetel antirretroviral pode modificar a capacidade de colonização de microrganismos oportunistas, o que reforça a necessidade de sua utilização nos pacientes infectados e a relevância do diagnóstico precoce da AIDS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Mwangosi IEAT, Tillya J. Oral lesions associated with HIV⁄AIDS in HIV-seropositive patients attending a counselling and treatment centre in Dar es Salaam. Int. Dent. J. 2012; 62: 197-202.

Saxena D, Li Y, Yang L, Pei Z, Poles M, Abrams WR, Malamud D. Human microbiome and HIV/AIDS. Curr HIV/AIDS Rep. 2012; 9, p. 44–51. DOI 10.1007/s11904-011-0103-7

Zhang X, Reichart PA, Song Y. Oral manifestations of HIV/AIDS in China. A review. Oral Maxillofac Surg. 2009; 13: 63–68.

Downloads

Publicado

2012-10-31

Como Citar

Tolentino, K. C., Rodrigues, A. S., Okamoto, A. C., Schweitzer, C. M., Ranieri, R. V., & Gaetti-Jardim Jr, E. (2012). Efeitos da terapia antirretroviral sobre a microbiota bucal oportunista de pacientes HIV-positivos. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 1(1-Suppl.1). Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/32