Anquilose da ATM pós-radioterapia na região de cabeça e pescoço

  • Lopes TB, Catharini JM, Koga DH, Curi MM, Condezo AFB, Cardoso CL

Resumo

A radioterapia é amplamente utilizada no tratamento do câncer da região da cabeça e pescoço, seja isolada, adjuvante à cirurgia ou em conjunto com a quimioterapia. Uma vez que um dos mecanismos de ação da radiação ionizante ocorre durante o ciclo celular, há maiores repercussões nos tecidos cuja atividade mitótica é maior. Dessa forma, quando empregada na infância, a radioterapia na região de cabeça e pescoço afeta os tecidos em proliferação, resultando em sequelas funcionais e estéticas, como atresias faciais, agenesias e malformações dentárias. As melhorias para o diagnóstico e os avanços na terapêutica levaram ao aumento dos índices de cura do câncer pediátrico. Ainda assim, as sequelas resultantes da terapia antineoplásica se constituem num grande desafio às equipes multidisciplinares, cujo tratamento é fundamental para o restabelecimento funcional, com resultados positivos na qualidade de vida desses pacientes. No presente trabalho, apresentamos um caso de sequela pós-radioterapia na região de cabeça e pescoço em uma paciente pediátrica. Após irradiação das regiões facial e da fossa infratemporal para tratamento de rabdomiossarcoma, a paciente evoluiu com anquilose de articulação têmporo-mandibular, que resultou num quadro de trismo e limitação funcional importante. O tratamento consistiu de condilectomia e interposição do músculo e da fáscia temporal na cavidade glenóide para prevenção de reanquilose com bons resultados estéticos e funcionais imediatos e a longo prazo.

Descritores: Anquilose; Articulação Temporomandibular; Radioterapia.

Referências

  1. Yang X et al. evaluation of the condyle remodeling after lateral arthoplasty in growing children with temporomandibular joint ankylosis. Sci Rep. 2017; 30;7(1):9922
  2. Curi MM et al. Histopathologic and Histomorphometric Analysis of Irradiation Injury in Bone and the Surrounding Soft Tissues of the Jaws. J Oral Maxillofac Surg. 2016; 74(1):190-9.
  3. Caran EM. Facial reconstruction surgery 10 years after treatment for hemangiopericytoma: planning considerations and clinical outcomes. J cosmet Laser Ther. 2014; 16(4):201-4.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-10-11
Como Citar
Koga DH, Curi MM, Condezo AFB, Cardoso CL, L. T. C. J. (2018). Anquilose da ATM pós-radioterapia na região de cabeça e pescoço. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3273