Avaliação da eficácia do clareamento dental com dentifrícios clareadores: revisão sistemática

Autores

  • Farias TMCP, Casado BGS, Souza GFM, Souto Maior JR, Lemos CAA, Vasconcelos BCE, Moraes SLD, Pellizzer EP

Resumo

O objetivo deste desta revisão sistemática foi avaliar se os dentifrícios que apresentam como princípio ativo substâncias clareadoras, quando comparados ao uso de dentifrícios convencionais, promovem um real clareamento dentário. A busca e seleção dos artigos foram realizadas de forma individual por dois pesquisadores, de acordo com os critérios PRISMA, sem período determinado, utilizando as bases de dados Pubmed/Medline, Cochrane Library e Scopus. Para a verificação do nível de concordância dos pesquisadores foi realizado o teste Kappa. A busca verificou um total de 696 artigos (282  PubMed / MEDLINE, 302 Scopus e 112 Cochrane). Para análise qualitativa dos dados foram selecionados 8 estudos, totalizando em 1441 pacientes com idade média entre 36 e 55 anos, dos quais 908 utilizaram algum tipo de dentifrício considerado clareador pelo fabricante, dentre os 10 produtos testados. Dos estudos selecionados, quatro avaliaram a eficácia do clareamento através da escala de cor VITA, três trabalharam com o espectrofotômetro, e apenas um fez uso de câmera digital de alta resolução. Para os estudos que utilizaram a escala de cores VITA como método, três que possuem dentifrícios clareadores se mostraram efetivos para o clareamento dentário quando comparado aos dentifrícios convencionais (p<0.05). Dos estudos que fizeram uso do espectrofotômetro, dois verificaram que os dentifrícios clareadores apresentam diferença em relação aos convencionais. As evidências presentes nesta revisão sistemática sugerem que os dentifrícios clareadores apresentam um potencial para clareamento dental.

Descritores: Clareamento Dentário; Dentifrícios; Revisão Sistemática.

Referências

  1. Carey CM. Tooth whitening: what we now know. J Evid Based Dent Pract. 2014; 14 (Suppl):70-6.
  2. Gerlach RW, Barker ML, Tucker HL. Clinical response of three whitening products having different peroxide delivery: Comparison of tray, paint-on gel and dentifrice. J Clin Dent. 2004; 15:112-17.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Souto Maior JR, Lemos CAA, Vasconcelos BCE, Moraes SLD, Pellizzer EP, F. T. C. B. S. G. (2018). Avaliação da eficácia do clareamento dental com dentifrícios clareadores: revisão sistemática. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3279