Confecção de prótese óculos-suportada: relato de caso

Autores

  • Nagasso CLS, Dias IPSS, Mancilha GP, Costa EST, Moraes MB, Paes-Júnior TJA, Borges ALS

Resumo

Este trabalho visa relatar a elaboração de uma reabilitação orofacial extrínsica, por meio de uma prótese nasal óculos-suportada, devolvendo a função e estética do paciente através da reconstrução da pirâmide nasal. Inicialmente, foi realizada uma moldagem anatômica da região da face com alginato, e após a sua presa, acrescido gesso comum para dar suporte, protegendo a cavidade nasal exposta com gaze e mantendo a respiração por meio de tubos de plástico localizados na região das comissuras labiais. Após a obtenção do molde que foi vertido em gesso comum, foi realizado o enceramento de uma prótese nasal, e com este foi confeccionado uma base de prova em resina acrílica ativada quimicamente, e depois deste processo, novamente foi realizado um enceramento visando a texturização, para que se obtivesse uma prótese o mais próximo do natural. Posteriormente a tal etapa, foi elaborada a acrilização em RAAQ e acrescida a caracterização (com o objetivo de trazer vivacidade realizou-se por meio de tons e nuances de acordo com a pele do paciente uma pigmentação na superfície). A prótese nasal foi acoplada através de cola de cianoacrilato em um óculos, e já finalizada. Após instalada houve uma melhora da respiração, uma vez que havia dificuldade na evaporação das secreções nasais e também um desequilíbrio da estética.O paciente relatou melhoras em sua autoestima e relações com a sociedade.

Descritores: Reabilitação; Recuperação de Função Fisiológica; Prótese Maxilofacial.

Referências

  1. Cardoso MSO, Souza EHA, Cardoso AJO, Lobo JS, Cardoso SO. Importância da reabilitação protética nasal: relato de caso. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. 2006; 6(1):43-6. 
  2. Martins APVB, Barbosa CMR Associação de técnicas para reconstrução de deformidade nasal. Rev Odontol Bras Central. 2014; 23(65):64-9.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Costa EST, Moraes MB, Paes-Júnior TJA, Borges ALS, N. C. D. I. M. G. (2018). Confecção de prótese óculos-suportada: relato de caso. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3295