Efeito da combinação do material cerâmico, da espessura da restauração e da linha de cimentação na distribuição de tensões em restaurações de facetas oclusais

Autores

  • Penteado MM, Tribst JPM, Dal Piva AMO, Bottino MA, Borges ALS

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a distribuição de tensões em facetas oclusais simuladas com cinco materiais restauradores diferentes, associados com três níveis de espessura de restauração e três níveis de linha de cimentação através de metodologia in silico. Quinze modelos 3D de molar superior foram utilizados contendo preparos oclusais com espessura de 0.6, 1.2 e 1.8 mm e linha de cimentação de 100, 200 e 300 µm. A carga oclusal selecionado foi de 600N e a fixação do sistema na base do osso. Os materiais foram considerados isotrópicos, homogêneos e linearmente elásticos. Os materiais restauradores (Zircônia de alta translucidez - YTZP, Dissilicato de lítio - LD, Dissilicato de lítio reforçado por zircônia - ZLS, Feldspática - F e cerâmica híbrida - HC), totalizaram 45 grupos. Para os picos de tensão de tração foram realizados análise estatística estrutural mecânica seguido de testes one-way ANOVA e Tukey (p<5%).  Os resultados demonstram maior concentração de tensão na restauração no grupo YTZP seguido de ZLS, LD, HC e F (p ≤ 0.001). A concentração de tensão na linha de cimentação foi maior no grupo HC, seguido dos grupos ZLS, YTZP, F e LD (p ≤ 0.001). Sugere-se que todos os materiais restauradores simulados podem ser utilizados para confecção de restaurações oclusais. HC destaca-se por diminuir a concentração de tensão na estrutura da restauração. A espessura do cimento não interferiu no desempenho mecânico das restaurações. Quanto mais espessa a restauração, menor a magnitude da tensão no conjunto.

Descritores: Análise de Elementos Finitos; Cerâmica; Facetas Dentárias.

Referências

  1. Magne P, Cheung R. Numeric simulation of occlusal interferences in molars restored with ultrathin occlusal veneers. J Prosthet Dent. 2017; 117(1):132-37.
  2. Soares NWP, Correa GO, Lopes MB, Hoeppner MG, Penteado MM, Besegato JF. Cimentação de peças cerâmicas à base de zircônia. Braz J Surg Clin Res. 2016; 15:118.
  3. Dal Piva, AMO, Tribst JPM, Bottino MA. Evaluation of shear bond strength and shear stress on zirconia reinforced lithium silicate and high translucency zirconia. J Oral Res.2018; 7(1):30-6.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Bottino MA, Borges ALS, P. M. T. J. D. P. A. (2018). Efeito da combinação do material cerâmico, da espessura da restauração e da linha de cimentação na distribuição de tensões em restaurações de facetas oclusais. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3307