Efeito de uma malha de nylon contendo sílica como reforço em próteses parciais fixas em resina composta

Autores

  • Inagati CM, Firmino AL, Borges ALS, Paes Junior TJA

Resumo

As resinas compostas são consideradas uma opção de tratamento na indicação de prótese parcial fixa, devido ao seu menor custo e ser mais conservador, se comparadas às cerâmicas, falhas, como as fraturas podem ocorrer. A fim de minimizar essas falhas, mecanismos vêm surgindo para aumentar a resistência do material. Portanto, o presente estudo avaliou a influência da utilização de uma malha de nylon experimental em próteses parciais fixas adesivas, confeccionadas em resina composta de uso indireto, analisando as resistências mecânicas das próteses. Para a confecção da matriz dos espécimes e estudo das tensões nas estruturas, foi realizada análise qualitativa pregressa em análise de elementos finitos. A pesquisa in vitro simulou uma prótese parcial fixa de três elementos com inserção entre os primeiros pré-molares e os primeiros molares (N= 10). Os seis grupos experimentais foram: prótese fixa convencional; prótese convencional ciclada; prótese com reforço da malha posicionada na vertical; prótese com reforço da malha posicionada na vertical ciclada; prótese com reforço da malha posicionada na horizontal; prótese com reforço da malha posicionada na horizontal ciclada. Os dados foram submetidos ao teste de ANOVA e Tukey (p<0,05). Os grupos não apresentaram diferença estatística, mas a utilização da malha proporcionou uma estabilidade, mesmo após a fratura da peça, pois as partes não se separam. Portanto, a incorporação da malha não influenciou na carga máxima da fratura da prótese, mesmo assim, garantiu que a prótese não tivesse falha catastrófica.

Descritores: Nylon; Prótese Parcial Fixa; Análise de Elementos Finitos.

Referências

  1. Almeida CS, Amaral M, Gonçalves FCP, Paes Junior TJA. Effect of na experimental sílica- nylon reinforcement on the fracture load na flexural strength of bisacrylic interim partial fixed dental prostheses. J Prosthet Dent. 2016; 115(3):301-5.
  2. Gonçalves FCP. Influência da utilização de uma fibra de nylon modificada na resistência à flexão e alteração dimensional de resinas acrílicas [dissertação]. São José dos Campos: Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de São José dos Campos; 2012.
  3. John J, Gangadhar SA, Shah I. Flexural strength of heat-polymerized polymethyl methacrylate denture resin reinforced with glass, aramid, or nylon fibers. J Prosthet Dent. 2001; 86(4):424-7.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Borges ALS, Paes Junior TJA, I. C. F. A. (2018). Efeito de uma malha de nylon contendo sílica como reforço em próteses parciais fixas em resina composta. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3311