Enxerto de tecido conjuntivo para recobrimento de implante dentário em área estética

Autores

  • Gusman DJR, Alves BES, Matheus HR, Sá DP, de Araujo NJ, Fiorin LG, Almeida JM

Resumo

O enxerto de tecido conjuntivo é utilizado em áreas de recessão da mucosa peri-implantar e a cobertura completa da recessão ainda é um procedimento desafiador. Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso clínico de recobrimento de recessão peri-implantar em área estética. Paciente JMMN, 33 anos de idade, gênero feminino apresentou-se com queixa principal de aparecimento do implante ao sorrir. No exame clínico foi constatado uma recessão da mucosa peri-implantar no implante da região do dente 21. No procedimento cirúrgico, duas incisões verticais foram realizadas estendendo-se da gengiva marginal até a junção mucogengival, unidas por uma incisão horizontal intrassulcular. No leito receptor foi confeccionado um retalho de espessura parcial e o implante e os tecidos adjacentes foram condicionados com tetraciclina (100 mg/mL). O tecido conjuntivo foi removido da porção lateral do palato, aproximadamente 2 mm aquém da margem gengival e posicionado no leito receptor. Suturas compressivas e em varal foram realizadas para estabilização do enxerto de tecido conjuntivo na região peri-implantar e o retalho foi reposicionado coronalmente e suturado. No pós-operatório de 1 ano os tecidos estavam cicatrizados e o implante dentário recoberto. Dentro dos limites do presente caso clínico, pode se concluir que as opções cirúrgicas mucogengivais adotadas demostraram resultados satisfatórios, recobrindo os implantes dentários e atingindo o objetivo estético.

Descritores: Implantes Dentários; Recessão Gengival; Tecido Conjuntivo.

Referências

  1. Sculean A, Chappuis V, Cosgarea R. Coverage of mucosal recessions at dental implants. Periodontol 2000. 2017;73(1):134-40.
  2. Bosco AF, Bosco JM. An alternative technique to the harvesting of a connective tissue graft from a thin palate: enhanced wound healing. Int J Periodontics Restorative Dent. 2007;27(2):133-9.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Como Citar

Sá DP, de Araujo NJ, Fiorin LG, Almeida JM, G. D. A. B. M. H. (2018). Enxerto de tecido conjuntivo para recobrimento de implante dentário em área estética. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado de https://archhealthinvestigation.com.br/ArcHI/article/view/3317